Webinários da ABC | Ed. 42
BRASIL E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: NOVO RELATÓRIO DO IPCC
10 de agosto, 3ª feira, de 10h às 12h (atenção ao horário!)

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) foi criado pela ONU com o objetivo de fornecer aos formuladores de políticas avaliações científicas regulares sobre as mudanças climáticas, suas implicações e potenciais riscos futuros, bem como apresentar opções de adaptação e mitigação. O próximo relatório do IPCC abordará as bases físicas das mudanças do clima e dará a direção científica da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), que acontecerá em novembro.

Neste webinário serão apresentadas as principais conclusões do Grupo de Trabalho I (WGI) do 6º Relatório de Avaliação do IPCC (AR6), responsável pelo novo documento. O debate vai envolver o estado atual do clima, a influência humana nas mudanças climáticas, o estado de conhecimento sobre possíveis cenários futuros de clima, incluindo mudanças no nível do mar e extremos climáticos, e informações climáticas relevantes para regiões e setores, com base no estado-da arte-do entendimento científico sobre o sistema climático e o seu funcionamento.

Conheça os palestrantes:

Paulo Artaxo, José Marengo, Lincoln Alves e Thelma Krug

Professor de física da Universidade de São Paulo (USP). Membro do IPCC, da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Mundial de Ciências (TWAS). É vice-presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Pesquisador sênior do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), participante dos Relatórios do IPCC desde o 2º Relatório de Avaliação, review editor do Capítulo 3 do Grupo de Trabalho I (WGI) do IPCC AR6. Líder do INCT para Mudanças Climáticas Fase 2. É membro da ABC, da TWAS e da Aciesp.

  • Lincoln Alves (Inpe)

Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde atua na geração e fornecimento de informações técnico-científicas para orientar políticas públicas de adaptação às mudanças ambientais. Autor líder do Grupo de Trabalho I (WGI) do 6º Relatório de Avaliação (AR6) do IPCC. Participa de diversos projetos nacionais e internacionais.

  • Thelma Krug (IPCC)

Doutora em estatística espacial pela Universidade de Sheffield (Reino Unido). Pesquisadora titular aposentada do Inpe, onde foi coordenadora da área de Observação da Terra. Foi secretária nacional de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental e diretora do Departamento de Políticas para Combate ao Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA). É vice-presidente do IPCC desde 2015.

O mediador do evento será o presidente da ABC, Luiz Davidovich (UFRJ). 

INSCREVA-SE AQUI

ASSISTA EM WWW.ABC.ORG.BR/TRANSMISSAO