Os participantes do 5º Simpósio Científico da ABC reunidos: Maria José Pacífico, Ana Shirley Ferreira da Silva, Jaqueline Mesquita, Adriana Neumann de Oliveira, Hubert Lacoin, Edgard Almeida Pimentel e Gregório Manoel da Silva Neto

 

No dia 13 de julho foi realizado o 5º Simpósio Científico de Membros Afiliados da ABC 2020-2021, reunindo quatro jovens pesquisadores em ciências matemáticas. O evento foi coordenado pela professora Maria José Pacíficomembro titular da ABC, e contou também com a participação das professoras Jaqueline Mesquita e Ana Shirley Ferreira da Silva como debatedoras, ambas membros afiliados da Academia. 

O simpósio foi aberto pelo presidente da ABC, Luiz Davidovich, que homenageou o acadêmico Oswaldo Luiz Alves, falecido no dia 10 de julho. Oswaldo era vice-presidente da ABC para a Região São Paulo e destacado pesquisador na área da química inorgânica. Foi feito um minuto de silêncio em sua memória.  

 

Conheça os palestrantes da semana: 

Matemática para melhorar o mundo em que vivemos 
Professora da UFRGS, Adriana Neumann de Oliveira é matemática e pesquisa sistemas de partículas interagentes, estudando limite hidrodinâmico, grandes desvios e flutuações para os mesmos. 

Das Humanidades para a Teoria de Regularidade  
Edgard Almeida Pimentel é professor da PUC-Rio. Ele estuda análise de equações diferenciais parciais, ramo da matemática se dedica a problemas de natureza abstrata, mas que também tem aplicações práticas.   

A beleza intrínseca da matemática  
Professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Gregório Manoel da Silva Neto é apaixonado pela área e se dedica ao estudo da geometria diferencial. 

O privilégio de ser cientista      
O francês Hubert Lacoin, pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, é especialista em teoria das probabilidades e direciona sua pesquisa para problemas que misturam matemática e física. 

 

Debate 

Após as apresentações foi aberto espaço para que os palestrantes respondessem a perguntas.

Diferentes equações para entender comportamento de fluidos 

A primeira questão, trazida por um ouvinte para Adriana Neumann, foi se o estudo apresentado tinha relação com o método computacional de Lattice-Boltzmann, que é aplicado para simulação de fluidos. A professora explicou que existem diferenças nas escalas em que os métodos trabalham e que são abordagens distintas. Em outro momento, a professora foi perguntada sobre como os modelos por ela estudados respeitavam a equação de Navier Stokes, usada para descrever escoamento de fluidos. Adriana então destacou que os estudos apresentados estavam apenas voltados à densidade, desconsiderando a velocidade, portanto tal equação não se aplicaria, porém ressaltou que existem trabalhos nos quais essa correlação existe. 

Métodos analíticos e métodos computacionais 

Um internauta levantou a temática da diferença entre métodos analíticos e métodos computacionais para a solução de problemas atuais. Edgard Pimentel salientou que a resposta depende da aplicação: para propriedades mais puras e teóricas, métodos analíticos podem oferecer respostas mais coerentes; já para análises de dados mais volumosos, com maior ruído, métodos computacionais acabam possuindo maior poder.  

Adriana Neumann concordou com a resposta e acrescentou que não é possível dizer qual método é mais importante e que, muitas vezes, eles são complementares. Contribuindo para o debate, Gregório Manoel trouxe um exemplo esclarecedor, em que ambas metodologias atuaram em conjunto, no estudo de superfícies em geometria. 

Problemas de fronteira livre 

A debatedora Jaqueline Mesquita questionou Pimentel a respeito das dificuldades trazidas por fronteiras livres. O Acadêmico se utilizou de um exemplo bastante didático: o cubo de gelo em um copo com líquido. À medida que o gelo derrete, a fronteira entre os dois elementos se altera e a equação vai se transformando durante o processo. A coordenadora do debate relacionou os problemas discutidos a situações que ocorrem na área dos sistemas dinâmicos e o palestrante concordou em parte com a afirmação, ressaltando que certas ideias e pressupostos são transversais a várias áreas da matemática. 

Ação gravitacional no equilíbrio de estruturas geométricas esféricas 

Ana Shirley da Silva trouxe uma pergunta de um internauta com relação a influência da gravidade nas estruturas apresentados por Gregório Manoel. O palestrante ressaltou que na criação de modelos é preciso isolar as forças variáveis ao redor. Para considerar a ação da gravidade, seriam rearranjadas as forças e outras configurações de estabilidade surgiriam. Para que uma esfera permanecesse estável considerando a ação da gravidade, seja na Terra, na Lua ou em um buraco negro, a mesma precisaria englobar o centro de gravidade desses corpos. 

Modelo de embaralhamento de cartas aplicados a genética 

Um internauta perguntou sobre a aplicação dos estudos de Hubert Lacoin em pesquisas sobre recombinação genética, de forma a obter uma maior variabilidade gênica. O palestrante lembrou das aplicações já feitas dos modelos de embaralhamento em biologia evolutiva, mas salientou que para a modelização de qualquer fenômeno é preciso antes que a fórmula matemática a ser aplicada seja bem adaptada ao que se deseja estudar. 

Desafios a serem enfrentados nas ciências matemáticas 

A debatedora Jaqueline Mesquita pediu que todos os participantes compartilhassem um pouco mais das perguntas que almejam responder em suas respectivas áreas.  

Pimentel relatou que tem o sonho de compreender melhor problemas de fronteira livre para os quais não existem fórmulas disponíveis e, muitas vezes, não se sabe nem por onde começar. Ele contou que tais indagações o tem encantado e gostaria muito de poder respondê-las algum dia. Gregório Manoel, por sua vez, explicou que atualmente trabalha com fluxos de curvatura média e que dentro dessa área ainda existem muitas questões em aberto para que os matemáticos se debrucem. 

Hubert Lacoin contou que os modelos que usou para representar baralho também podem ser aplicados a sistemas físicos e, em particular, que existem questões sobre ferrimagnetismo que gostaria de estudar melhor. Já Adriana Neumann relatou que gostaria de estudar a taxa de convergência de um sistema de partículas cujo meio é aleatório, e também substâncias que têm taxas de difusão variáveis, algo que possui diversas aplicações em várias áreas do conhecimento. 

Impactos da afiliação à ABC na carreira científica 

Os quatro palestrantes valorizaram muito a troca entre a comunidade científica brasileira, destacando a importância da divulgação científica, sobretudo num período em que a ciência se encontra no foco do debate público. Todos destacaram a visibilidade que a Academia traz. Adriana destacou ainda a questão da representatividade feminina, ressaltando que isso contribui para que cada vez mais meninas escolham trilhar o caminho da ciência. 

Impactos da pandemia  

A debatedora Ana Shirley da Silva trouxe um último questionamento sobre como a pandemia de COVID-19 afetou o trabalho dos palestrantes. Os quatro destacaram as dificuldades que enfrentaram na passagem do presencial para o online, sobretudo com relação a prática docente. Adriana Neumann falou de sua experiência como mãe que teve que conciliar a vida profissional e os cuidados com uma criança pequena, num período de escolas fechadas e redes de auxílio interrompidas. 

Encerramento 

Maria José Pacífico fechou o evento destacando a importância, teórica e prática, das ciências matemáticas na produção de conhecimento, lembrando que para quase tudo existe uma equação por trás. A Acadêmica agradeceu aos participantes e parabenizou-os pela afiliação à ABC, ressaltando a importância dos simpósios na divulgação científica brasileira. 

 

Assista aqui ao simpósio completo. 

Acompanhe também a agenda de Simpósios e Webinários da ABC.