O Ministério da Defesa promoverá, nos dias 12 e 13 de maio, o Seminário de Tecnologias de Interesse da Defesa: Computação e Comunicação Quântica, de forma virtual.
A tecnologia quântica revolucionará diversas aplicações do conhecimento consagradas por aproveitar o fenômeno do entrelaçamento quântico, que é uma propriedade de interconexão entre partículas, mesmo que separadas posteriormente por qualquer distância. Como exemplos destas aplicações podemos citar a computação quântica, comunicação quântica, metrologia quântica, dentre outras.
O Seminário de Tecnologias de Interesse da Defesa: Computação e Comunicação Quântica promoverá a discussão sobre a importância, o desenvolvimento e o domínio das tecnologias disruptivas de interesse da Defesa pela tríplice hélice – governo, empresas es e universidades. Tecnologias disruptivas têm sido objeto de interesse contínuo de diversos países desenvolvidos e em desenvolvimento, o que irá alterar de forma significativa o planejamento e a doutrina das Forças Armadas na guerra do futuro.
Diversos palestrantes civis e militares participarão do evento por meio de videoconferências, sob a coordenação do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (Decti) da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod) do Ministério da Defesa, por meio do Microsoft Teams e do YouTube. O presidente da ABC, Luiz Davidovich, é um dos convidados, assim como a Acadêmica Belita Koiller. Veja a programação.
O evento é destinado ao público da inovação brasileira interessado na área da tecnologia quântica, em especial a computação quântica e comunicação quântica, principalmente envolvendo os representantes das áreas da Defesa, indústria e academia, tais como a indústria de Defesa (BID), as universidades e os setores de CT&I das Forças Singulares (ICT militares).
As inscrições para os interessados no evento serão realizadas no site do Ministério da Defesa.