A Academia Brasileira de Ciências produziu um vídeo com seu presidente, Luiz Davidovich, fortalecendo a campanha #FNDCT SEM VETOS.

Os parlamentares tem a possibiidade de, ainda este mês, derrubarem os vetos presidenciais formalizados na Lei Complementar nº 177 de 12/01/2021, que ao retomar antigas práticas de contingenciamento, impedem que os recursos arrecadados junto ao setor privado sejam utilizados plenamente no seu objetivo legal: o financiamento de ciência, tecnologia e inovação. Estes recursos são fundamentais para assegurar a soberania nacional, ampliar a competitividade do Brasil no mercado internacional e garantir a inclusão social da população brasileira.

Tais vetos representam uma ameaça grave à ciência brasileira e inviabilizam projetos de interesse nacional. Áreas estratégicas de grande relevância são e devem continuar sendo apoiados com recursos do FNDCT: inclusão digital, computação quântica, tecnologias para vigilância de fronteiras, inteligência artificial, manufatura avançada, agricultura 5.0, nanotecnologia, genômica e bioeconomia são alguns exemplos.

A ABC produziu também uma revista de divulgação intitulada “O FNDCT gera Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento“, enviada para todos os deputados e senadores.

A revista destaca informações fundamentais que podem auxiliar os parlamentares a entender a importância da liberação dos recursos contingenciados, para que sejam aplicados naquilo a que foram destinados: ciência, tecnologia e inovação – ou seja, num futuro melhor para o país e no bem-estar da população brasileira.