Esses temas provocaram muito interesse dos jovens pesquisadores participantes do I Workshop Online de Membros Afiliados da ABC. Assim, foram formados dois grupos, para viabilizar a discussão. Aqui agregamos as discussões dos participantes do grupo, que não se propõem a representar a opinião do conjunto dos membros afiliados da ABC.

As bolsas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico são oferecidas atualmente em três categorias: em pesquisa (PQ), em pesquisa SÊNIOR (PQ-Sr) e em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT).

Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos periódicos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.

Os dois temas foram discutidos conjuntamente no evento.

Participaram da discussão do primeiro grupo Daniel Lazaro Gallindo Borges (UFSC), Ederson Moreira dos Santos (USP), Edson Cavalcanti da Silva Filho (UFPI), Fágner Dias Araruna (UFPB), Francisco Anacleto Barros Fidelis de Moura (Ufal), e Gabriel Silveira Denicol (UFF). A moderadora foi Raquel Minardi (UFMG). Todos eram de áreas de exatas: física, matemática, química e computação.

 

O segundo grupo foi composto por Jociane de Carvalho Myskiw (PUC-RS), José Nazareno Vieira Gomes (Ufam), Mario Tyago Murakami (CNPEM), Ricardo Moratelli (Fiocruz), Rogemar Andre Riffel (UFSM), Rogério Riffel (UFRGS), Thiago Motta Venancio (Uenf) e Thiago Pedro Mayer Alegre (Unicamp). O moderador foi Rodolfo Jaffe (ITV).

Os dois grupos analisaram o cenário atual. Em relação ao sistema de bolsas de produtividade, foi apontado que ele é desfavorável para os pesquisadores em ascensão, dada a scassez de recursos e a falta de transparência do sistema, já que a classificação não é divulgada aberta e publicamente.

Em relação ao Qualis, consideraram que, de fato, é muito complicado mensurar revistas para uma comparação geral. A proposta atual, de juntar várias áreas, foi considerada indesejável, porque aumenta a desigualdade entre áreas.

Com relação a ambos, dois aspectos foram apontados: a importância de se considerar a peculiaridade de cada área e a preocupação por haver indicadores.

Dentro da perspectiva propositiva e positiva do evento, foram feitas algumas sugestões para melhorar a situação atual e apontar direções.

Sobre o Qualis, foi proposta a manutenção por área, uma atualização mais frequente e sua não utilização  na avaliação de bolsas de produtividade, para o que devem ser usados ser usados parâmetros mais adequados à mensuração da produtividade individual em cada área.

Sobre as bolsas de produtividade, as principais sugestões foram referentes ao uso de critérios claros, que permitam a comparação transparente dos candidatos; ao menos uma estratificação em percentuais, para maior clareza na classificação; o estabelecimento de uma reclassificação periódica global, em que todos os bolsistas seriam ajustados nos diferentes níveis; uma distribuição mais uniforme, considerando áreas da ciência, regiões geográficas e outros parâmetros afins.