WEBINÁRIOS DA ABC | CONHECER PARA ENTENDER
O mundo a partir do coronavírus, Ed.24
DOENÇAS PARASITÁRIAS TROPICAIS: FÁRMACOS, VACINAS E ACESSO
3ª FEIRA, DIA 15/9, 16H

Doenças parasitárias tropicais, como malária, leishmanioses e doença de Chagas, continuam sendo algumas das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo. Para conversar sobre o desenvolvimento de novos fármacos e de vacinas para essas doenças negligenciadas e as iniciativas de parcerias do Brasil com outros países das Américas, a Academia Brasileira de Ciências convidou:

  • Luiz Carlos Dias
    Professor Titular do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro da Força-Tarefa da Unicamp no combate à Covid-19. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e da Royal Society of Chemistry. Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Vai abordar os esforços das parcerias que lidera com a Medicines for Malaria Venture (MMV) e com a Iniciativa Medicamentos para Doenças negligenciadas (DNDi) na América Latina, na área de desenvolvimento de novos candidatos clínicos para o tratamento de doenças parasitárias tropicais.
  • Santuza Maria Ribeiro Teixeira
    Bioquímica, professora titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É membro titular da ABC e da Rede de Doenças Tropicais (NTD Network), financiada pelo Global Challenges Research Fund. Vai abordar a importância da pesquisa básica sobre a biologia dos parasitos para que se possa identificar novos alvos e mecanismos de ação de fármacos e desenvolver estratégias eficazes para o desenvolvimento de vacinas para a doença de Chagas e outras doenças negligenciadas.
  • Irene da Silva Soares
    Microbiologista e imunologista, é professora titular e chefe do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP). Atua na área de protozoologia de parasitos, especificamente em malária humana. Vai tratar das perspectivas de desenvolvimento de vacina contra o Plasmodium vivax, que causa a malária, com ênfase na caracterização de antígenos do parasita e testes pré-clínicos de imunogenicidade, segurança e proteção.
  • Andrea Marchiol
    Gerente dos projetos de Acesso para Chagas da DNDi América Latina. Médica clínica, com mestrado em medicina tropical e saúde comunitária pela Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha. Trabalha desde 1999 com projetos de acesso para o diagnóstico e tratamento da Doença de Chagas na Bolívia, Brasil, Colômbia, Guatemala, Honduras, México e Paraguai. Vai tratar da necessidade de implementar modelos estratégicos para aumentar o acesso às doenças desatendidas, com perspectivas de saúde pública.

Os moderadores foram o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o Acadêmico Luiz Carlos Dias.

 


Perdeu esse webinário ou algum webinário anterior da ABC? Assista aqui!