A vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, reuniu-se com sanitaristas, no dia 10/9, em um evento promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). “Equidade em Saúde Global no contexto da pandemia” foi o tema do encontro dela com Gulnar Azevedo, presidente da Abrasco; Michael Marmort, diretor do Instituto para Equidade em Saúde da University College London (IHE/UCL); e Paulo Buss, do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Cris/Fiocruz), que coordenou o encontro.

Como conferencista do evento, Michael Marmot alertou para os efeitos negativos que a pandemia pode trazer para o desenvolvimento humano em todo o mundo. “As crises globais financeiras recentes tiveram, sim, um efeito no desenvolvimento humano, mas a pandemia vai causar muito mais danos”, afirmou Marmot, que também é membro do Sustainable Health Equity Movement, um movimento internacional pelo acesso à saúde. “As iniquidades na saúde nos dizem muito sobre as iniquidades na sociedade: se a saúde parou de melhorar, significa que a sociedade parou de melhorar”, pontuou Marmot.

Para Nader, os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus evidenciaram a ausência de políticas públicas de Estado e o fortalecimento das desigualdades sociais. “Me preocupam as iniquidades que vão surgir após a pandemia, como menos acesso a empregos, alimentação precária e juventudes que não terão educação de qualidade”, disse a vice-presidente da ABC. “Saliento a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) nesse contexto, um sistema por cuja criação a Abrasco, a ABC e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência  tanto lutaram”, disse.

“O mundo está sendo castigado por essa pandemia”, disse Gulnar Azevedo, presidente da Abrasco. “No Brasil, ainda convivemos com uma crise política provocada por um Governo ultra-neoliberal que desconhece o valor da ciência, ataca o SUS e os programas sociais, que são forças reconhecidas para a diminuição da desigualdade”, completou. Gulnar e os participantes do evento destacaram a iniciativa da ABC, Abrasco, Academia Nacional de Medicina (ANM) e diversas instituições do lançamento, em abril de 2020, do documento “Iniquidade em Saúde durante a Pandemia: um Grito por Liderança Ética Global” endereçado à Organização das Nações Unidas (ONU), por uma liderança global contra a pandemia de COVID-19.

Assista ao vídeo completo do evento promovido pelo Ágora Abrasco: