A Marinha do Brasil está divulgando um importante vídeo que registra as ações desenvolvidas no combate do crime ambiental que resultou na contaminação do litoral brasileiro, especialmente na região nordeste por grandes quantidades e óleo. A Academia Brasileira de Ciências tem tido um papel importante neste combate.

Em 22 de outubro de 2019, o presidente da ABC, Luiz Davidovich, enviou uma carta ao presidente da República, reforçando e ratificando manifestações de autoridades federais, estaduais e municipais, sobre os perigos e danos do imenso derrame de óleo que atingiu o litoral nordestino. No documento, Davidovich cobrou às autoridades informações precisas sobre as dimensões da mancha de óleo, os seus impactos no ambiente e na saúde, e de ações efetivas de contingenciamento e mitigação.

Em 29 de outubro de 2019, cientistas, técnicos e pesquisadores se reuniram em Recife, Pernambuco, para propor ações de combate aos impactos do vazamento de óleo no litoral do Nordeste. Participaram os secretários de ciência, tecnologia e meio ambiente, os presidentes das fundações de amparo à pesquisa dos estados nordestinos e ainda Paulo Câmara, governador de Pernambuco e o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, Diretor Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha. A ABC foi representada por seu vice-presidente da Regional Nordeste & Espírito Santo, Jailson Andrade, e também pelo Acadêmico Anderson Gomes.

Em 12 de dezembro de 2019 a ABC participou de reunião a bordo do navio oceanográfico Vital de Oliveira, a convite do almirante de esquadra Olsen, quando foram apresentados e discutidos resultados de pesquisas em andamento e apresentadas propostas concretas de ações a serem desenvolvidas em curto prazo.

Jailson Bittencourt de Andrade comentou as ações atuais da ABC. No momento, de acordo com o vice-presidente Regional da ABC para o Nordeste e Espírito Santo, está sendo editado um número especial dos Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC) para a publicação de artigos de pesquisa, com foco nos aspectos científicos e tecnológicos relacionados ao derrame de óleo, que tem sido considerado o maior desastre ambiental marinho da história do Brasil.

“Nesse sentido, o número especial dos AABC pretende divulgar o que se dispõe de ‘melhor ciência’ sobre o óleo que atingiu a costa brasileira. A edição vai abordar todas as áreas de conhecimento relativas ao evento, desde sensoriamento remoto e modelagem numérica de manchas de óleo, análise química de óleo nos diferentes compartimentos e ecossistemas ambientais, avaliação dos impactos ambientais e socioeconômicos nos diferentes ecossistemas – praias, manguezais, recifes -, bem como medidas mitigadoras e de recuperação dos ecossistemas, dentre outras”, relatou o Acadêmico.

A Academia Brasileira de Ciências continua participando atentamente das reuniões promovidas pelos governos estaduais, pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e pela Marinha do Brasil, especialmente na sugestão de temas ações estratégicas.

Assista o vídeo da Marinha do Brasil sobre o tema!