A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) concedeu ao Acadêmico João Alziro Herz da Jornada o título de professor emérito, no dia 26/8, em uma cerimônia online. A proposta de concessão do título ao Acadêmico teve como relatora Naira Maria Balzaretti, diretora do Instituto de Física da universidade, que esteve presente na solenidade com a vice-reitora da UFRGS, Jane Fraga Tutikian.

“Poderíamos dizer que a trajetória de Jornada se diferenciou pelo seu gosto pela física experimental e pelo desafio de estudar física nuclear em altas pressões, algo inédito no mundo”, disse Naira Balzaretti durante a sessão solene. A diretora do Instituto de Física da universidade gaúcha também destacou o interesse do Acadêmico em situar a pesquisa básica na produção de valor à sociedade brasileira. “Procurou entender o contexto social do Brasil, questionou o senso comum e refinou seus entendimentos. Desafios encarados com o espírito de fazer ciência”, afirmou.

Após realizar a leitura do parecer sobre a concessão do título a João Jornada, a vice-reitora da UFRGS, Jane Tutikian, relembrou a trajetória do professor. “Ele honra a nossa universidade por ter construído uma trajetória com maestria exemplar que o levou a se tornar membro da Academia Brasileira de Ciências e de outras instituições científicas”, disse. “Esse título é um reconhecimento por sua inestimável contribuição e amor ao conhecimento”, completou.

Emocionado, o Acadêmico João Jornada agradeceu a presença dos familiares, amigos e colegas da UFRGS e defendeu o reconhecimento da ciência e das universidades pela sociedade. “A universidade foi meu mundo, onde conheci minha esposa e onde se formaram nossos filhos. Temos a ciência como um entendimento natural do mundo que nos cerca e devemos mostrar à sociedade os motivos de apoiá-la”, afirmou o professor emérito.

O Acadêmico João Alziro Herz da Jornada realizou sua graduação e mestrado em física pela UFRGS e é doutor em ciências pela mesma universidade. Jornada se dedicou ao estudo sobre o efeito de altas pressões em materiais e fundou o Laboratório de Altas Pressões e Materiais Avançados do Instituto de Física da UFRGS. Em 2001, tornou-se membro titular da Academia Brasileira de Ciências; entre 1993 e 2000, foi coordenador do comitê executivo da Associação Rede de Metrologia e Ensaios do Rio Grande do Sul; e presidiu o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) por 11 anos. Jornada também é autor de cerca de 100 artigos publicados em periódicos científicos, como a Science e Nature.