A Parceria InterAcademias (IAP, na sigla e inglês) anunciou recentemente o lançamento do Grupo de Especialistas em COVID-19 da IAP (IAP COVID-19 Expert Group). A Parceria solicitou indicações das Academias membro e todos os cientistas indicados pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) foram incorporados à iniciativa. Além de Paulo Buss, que faz parte do grupo do Painel Consultor, os Acadêmicos Mauricio Barreto, Elisa Reis e Amilcar Tanuri integram o Grupo de Especialistas.

O amplo espectro de consequências da pandemia de COVID-19, nos aspectos da saúde, social, ambiental e em outros aspectos relacionados a ela direta ou indiretamente provoca muitas questões. Por isso, a IAP compôs um Grupo de Especialistas em COVID-19, visando desenvolver respostas para as novas perguntas que surgem a cada dia. O Grupo é composto por cientistas de todas as disciplinas, indicados pelas Academia membro, que vão promover a troca de ideias, informações e recomendações entre os países e as regiões para apoiar respostas baseadas em ciência para a recuperação pós-pandemia.

O Grupo será liderado por três codiretores – da Índia, Israel e África do Sul – e terá mais 23 membros de todo o mundo compondo o Painel Consultivo, do qual faz parte o brasileiro Paulo Buss, ex-presidente da Fiocruz. A este núcleo serão agregados mais 54 especialistas, a serem convocados quando forem necessárias intervenções geográficas ou técnicas específicas.

A expectativa da Parceria InterAcademias é que este se torne um forum não só de compartilhamento de informações, mas também de colaborações internacionais. E, naturalmente, a IAP espera estar efetivamente contribuindo para o combate global à COVID-19.

Saiba mais na página da IAP.

Para conhecer todos os integrantes da iniciativa, clique na aba “IAP COVID-19 EXPERT GROUP” no mesmo link.