No dia 18/8, a ABC promoveu sua 20a edição dos Webinários da ABC | Conhecer para Entender, com o tema DESVENDANDO A OPEN SCIENCE: BENEFÍCIOS, GARGALOS E DESAFIOS.

O movimento global de Open Science (Ciência Aberta) envolve o conjunto de políticas e ações para promover a ampla disseminação das descobertas cientificas, de modo que os resultados de uma pesquisa sejam acessíveis a todos, passíveis de reutilização e de reprodução. O objetivo principal é acelerar o avanço da ciência e aumentar a colaboração científica, visando o progresso científico, tecnológico, econômico, social e cultural. A forma principal de disseminação é a disponibilização de publicações, dados, software, métodos e processos computacionais abertos em repositórios digitais públicos.

A ampla adoção da Ciência Aberta entre acadêmicos e cientistas em geral é necessária e urgente. Para discutir o tema, a Academia Brasileira de Ciências convidou:

  • Claudia Bauzer Medeiros, membro titular da ABC. É professora titular do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuou ou atua em comitês de diversas agências de fomento (Fapesp, Capes, CNPq). Desenvolve pesquisas em gerenciamento de dados científicos para vários tipos de aplicações multidisciplinares. É membro do Conselho Científico da Research Data Alliance (RDA) e da Association for Computing Machinery (ACM). Ela vai dar uma visão geral do movimento mundial de Open Science, ressaltando seus benefícios, gargalos e desafios.
  • Patricia Bertin, pesquisadora e supervisora de Governança da Informação e Transparência da Secretaria de Desenvolvimento Institucional da Embrapa. Tem se dedicado ao estudo e desenvolvimento de abordagens sistêmicas para a gestão de dados e informações em organizações de CT&I. Coordena o compromisso brasileiro pela Ciência Aberta no IV Plano de Ação Nacional em Governo Aberto, com parceiros governamentais e da sociedade civil, cujos resultados sintetizará no webinário.
  • Josué Laguardia, médico, pesquisador e professor da pós-graduação do Instituto de Informação e Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz, onde lidera a Coordenação de Informação e Comunicação da VPEIC. Desenvolve pesquisas nas áreas de avaliação de desempenho do sistema de saúde brasileiro e qualidade de vida relacionada à saúde. Vai abordar o desenvolvimento de estratégias para formular um modelo de governança da pesquisa dentro dos princípios da Ciência Aberta.

Os moderadores foram o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o diretor Virgílio Almeida.

PERDEU? QUER REVER? ASSISTA AQUI!