Os Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC) estão editando um Número Especial (NE) para a publicação de artigos de pesquisa com foco nos aspectos científicos e tecnológicos relacionados ao derrame de óleo que atingiu a costa do nordeste do Brasil no ano passado.

Esse evento tem sido considerado o maior desastre ambiental marinho da história do Brasil, pela sua extensão geográfica, com mais de 4.000 km do litoral Norte-Nordeste-Sudeste; por não ser originário de campos de petróleo brasileiros; e pelo seu tempo de duração e volume de óleo que atingiu o litoral do país.

Muitos cientistas brasileiros atuaram voluntariamente na fase de emergência do desastre, em conjunto com agentes de órgãos envolvidos, visando a determinação da origem do derrame e na recuperação dos diversos ecossistemas costeiros atingidos. Além disso, vários desses cientistas se vincularam a Grupos de Trabalho (GT) do Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA) constituído pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), Marinha do Brasil e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou em projetos apoiados por agências de fomento municipais, estaduais e federais. Assim, vêm gerando conhecimento científico de qualidade, desde o início do desastre até os dias de hoje. Parte desse conhecimento tem sido publicado em revistas científicas, mas uma outra parte significativa desse conhecimento ainda está em desenvolvimento.

Os artigos deverão conter resultados de pesquisas originais relativas ao evento em questão, apresentar qualidade científica baseada em um conjunto de dados robustos e que despertem o interesse científico para uma ampla audiência.  Dessa forma, o principal objetivo do Número Especial (NE) dos Anais da ABC (AABC) é dar visibilidade ao que se dispõe de “melhor ciência” sobre o derrame do óleo que atingiu a costa brasileira.  A  edição abordará todas as áreas de conhecimento relativas ao evento, desde sensoriamento remoto/modelagem numérica de manchas de óleo, análise química de óleo nos diferentes compartimentos e ecossistemas ambientais, avaliação dos impactos ambientais e socioeconômicos nos diferentes ecossistemas (praias, manguezais, recifes), bem como medidas mitigadoras e de recuperação dos ecossistemas, dentre outras.

Inicialmente, os autores deverão submeter, até o dia 15 de outubro de 2020, as propostas de manuscritos aos editores do NE, contendo título tentativo e um breve resumo do artigo, ambos em inglês, visando uma avaliação prévia. Os artigos pré-selecionados nesta avaliação serão retornados aos autores com as instruções e orientações para a submissão final dos manuscritos e serão avaliados pelo corpo editorial do NE dos AABC, composto da seguinte forma:

Editores:
Jailson B. de Andrade (ABC e UFBA) – jailsondeandrade@gmail.com
Ricardo Coutinho (IEAPM) – rcoutinhosa@yahoo.com

Editores de área:
Anderson Gomes (UFPE), Marilia Goulart (UFAL), Milton Porsani (UFBA), Luiz Drude de Lacerda (UFC) e Angela Wagener (PUC/RJ).

Editores Convidados, coordenadores dos GT:
Adalto Bianchini (FURG), Antonia Cecilia Zacagnini Amaral (Unicamp) , Beatrice Padovani Ferreira (UFPE), Paulo Nobre (INPE) e Peter May (UFRRJ).

Contato AABC: aabc@abc.org.br