Coordenadores de projetos e do Instituto Nacional de Ciência e tecnologia da Criosfera (INCT da Criosfera), órgão que reúne a comunidade científica brasileira que realiza pesquisas na Antártica, divulgaram uma nota, no dia 13/7, informando o cancelamento de pesquisas no continente antártico para o período de verão entre 2020 e 2021. Um dos coordenadores de projeto é o Acadêmico Jefferson Simões, vice-presidente do Scientific Committee on Antartic Research (SCAR).

“Toda a comunidade antártica está mobilizada para evitar a contaminação do continente pela covid-19. O SCAR aprovou um projeto para avaliar os riscos de que a pandemia traz à ciência antártica, aos pesquisadores, aos programas nacionais, à fauna e o turismo”, disse o Acadêmico. Programas antárticos de outros países, como o da Austrália, Nova Zelândia, EUA e Reino Unido, também tomaram a decisão de cancelar a maior parte das expedições científicas que seriam enviadas à região.

Os programas de pesquisas antárticas que utilizam imagens de satélites, modelos e reuniões científicas online devem manter os trabalhos durante a pandemia. Segundo a nota, até o momento de sua divulgação, a Antártica é o único continente sem registros de casos de covid-19.

Leia a nota divulgada na íntegra.