A covid-19 está impondo custos sociais e de saúde em todo o mundo. Ao mesmo tempo, há uma crise climática que demanda ações urgentes. No planejamento da atividade econômica mundial pós-pandemia, uma recuperação verde tem que ser priorizada, de modo a gerar benefícios para a equidade social, o ambiente e a saúde humana.

A Parceria InterAcademias (IAP, na sigla em inglês) apresentou um estudo preliminar feito pelas Academias membro para identificar desafios e soluções baseadas em ciência envolvendo múltiplos setores no sentido de promover a descarbonização. O comunicado aponta para a necessidade de uma rápida redução no uso de combustíveis fósseis e outras fontes de emissão de gases de efeito estufa. Ressalta também a urgência do reconhecimento e valorização dos serviços ecossistêmicos e de políticas de mitigação das mudanças climáticas com capacidade de trazer benefícios significativos para a saúde humana.

A coordenação internacional para dirigir atenção às necessidades das populações mais vulneráveis é essencial, alinhando ações de recuperação com iniciativas estratégicas já existentes, especialmente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e outros acordos das Nações Unidas sobre biodiversidade e mudanças climáticas.

Leia o comunicado na íntegra.