No dia 7 de julho, o Webinário da ABC | Conhecer para Entender promoveu sua 14ª edição da série “O mundo a partir do coronavírus”, com o tema IMPACTOS DA PANDEMIA NA PESQUISA CIENTÍFICA.

Unir para conquistar é o lema de uma nova geração de cientistas, talvez o único a fazer sentido em uma era pós-covid-19.  Proatividade, interdisciplinaridade, cooperatividade e empatia são marcas registradas dessa nova realidade científica para a qual os jovens cientistas brasileiros têm contribuído de maneira significativa. Diante da pandemia e dos cortes orçamentários que a ciência brasileira tem sofrido nos últimos anos, o cenário é grave e impacta na produção científica. Quais as lições a serem aprendidas com a pandemia e quais os desafios para o futuro próximo da ciência brasileira no período pós-pandemia?

Para responder a essas perguntas e debater o tema, a Academia Brasileira de Ciências convidou:

  • O Acadêmico Marcelo Mori, chefe do Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2018-2022). Seu foco foi nas profundas mudanças provocadas pela pandemia de covid-19 nas relações entre cientistas e em abordagens criativas e interdisciplinares para o enfrentamento da crise.
  • A Acadêmica Jaqueline Mesquita, professora do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UnB). É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências  e da Academia Mundial de Ciências (2018-2022).  Em 2019 ganhou o prêmio Para Mulheres na Ciência concedido pela L’Oréal-Unesco-ABC. Ela abordou as perspectivas dos jovens cientistas brasileiros no médio e longo prazo, com foco nas desigualdades.
  • O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física e do programa de pós-graduação em História das Ciências, Ensino de Física e História da Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e dos mestrados em divulgação científica da Fiocruz, UFRJ, Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). Ele vai focar na mobilização e adaptação das instituições de pesquisa e ensino à situação de pandemia e como a carência de recursos afeta as atividades de pesquisa.

Os moderadores foram o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e a vice-presidente, Helena B. Nader.


EM BREVE AQUI O LINK DA GRAVAÇÃO.

TODOS OS WEBINÁRIOS DA ABC ESTÃO DISPONÍVEIS AQUI.