O webinário da ABC da série CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS teve sua 11a edição no dia 16/6 voltada para os DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA.

A educação à distância não é uma “adaptação” das aulas presenciais aos meios digitais: tem uma sofisticação própria, requer criatividade e técnica.  A maior parte dos professores e estudantes brasileiros não estava preparada para seu uso quando a pandemia chegou. A adaptação à nova realidade não é simples. Nem todos têm os equipamentos necessários nem internet disponível. No contexto da doença, muitos estão sem tempo para os estudos e o aprendizado de novas tecnologias, pois têm que cuidar da família e ajudar pessoas em situação de risco. Como lidar com essas realidades contrastantes, novas e urgentes?

Para discutir o tema, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) convidou: 

  • João Carlos Salles, professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da qual é reitor atualmente. Preside a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), é membro titular fundador da Academia de Ciências da Bahia e membro da Academia de Letras da Bahia. Salles abordou o atual cenário da educação remota no país e apresentou projetos em desenvolvimento pela Andifes que levam em consideração aspectos diversos, como acesso a tecnologias digitais e capacitação, tanto de estudantes quanto de professores.
  • Carlos Eduardo Bielschowsky, professor associado do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua há 30 anos na área de educação. Coordenou a elaboração e a implementação do Consórcio Cederj, do qual foi presidente. Foi secretário de Educação à Distância do Ministério de Educação.  É o editor chefe da Revista Brasileira de Educação a Distância da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Ele mostrou avanços e retrocessos no ensino superior decorrentes da utilização de educação à distância e os desafios para utilização emergencial do ensino remoto.
  • Marcelo Knobel, professor titular do Departamento de Física da Matéria Condensada da Universidade de Campinas (Unicamp), da qual é o atual reitor. Foi pró-reitor de Graduação, responsável pela implantação do Programa Interdisciplinar de Educação Superior (ProFIS). Além da investigação experimental de materiais magnéticos nanoestruturados, dedica-se também à divulgação científica. Knobel falou sobre as possíveis respostas das universidades a este momento complexo que estamos vivendo, com uma crise sanitária, econômica e política, de modo a mostrar à sociedade o seu imenso impacto para o futuro do país.

Os moderadores foram o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e a Acadêmica Débora Foguel.


Perdeu? Quer rever? Acesse aqui a gravação do webinário.