Os participantes da Marcha Virtual pela Ciência, que acontece nesta quinta-feira, dia 7 de maio, poderão mostrar na internet onde estão se manifestando em tempo real. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) adaptou para o Brasil o aplicativo Manif.app, ferramenta criada na França e que já vem sendo utilizada no país para manifestações em tempos de coronavírus.

Muito simples de navegar, o aplicativo permitirá que as pessoas mostrem seu apoio à marcha em defesa da ciência e da vida on-line, por meio de um avatar, obedecendo as recomendações da OMS de distanciamento social para evitar a disseminação da covid-19.

Cada avatar representa um único manifestante, que pode estar apenas em um lugar e evento por vez.

Clicando neste link, você será já posicionado em frente ao Congresso Nacional.

O aplicativo usa o serviço colaborativo Open Street Map (equivalente ao Google Maps) e é muito simples de usar. Qualquer pessoa pode organizar um evento online, convidando outras pessoas a irem ao mesmo lugar por meio de contatos ou redes sociais ou participar de um já organizado.

O manifestante pode personalizar seu avatar, associando-o a uma “placa” na qual escreve seu protesto. Daí, basta arrastar seu avatar vermelho (representando uma silhueta) para o mapa interativo no local da demonstração e, assim, exibir seu apoio, com seu próprio cartaz. Ele é visível publicamente no mapa, junto a todos os outros avatares.

“Nós utilizaremos o Manif.app para que todos possam marcar presença no dia da Marcha Virtual Pela Ciência, do sofá de suas casas, sem risco de contaminação pelo coronavírus”, comenta a diretora da SBPC, Claudia Linhares. A cientista é responsável pela tradução do aplicativo ao português brasileiro.

O desenvolvedor do aplicativo informa que as informações dos usuários (detalhes de contato ou informações pessoais) não são compartilhadas com nenhuma entidade comercial ou estatal, e também não são transmitidas, armazenadas ou fornecidas de forma alguma a ninguém. Nenhuma informação privada (número de telefone, número IMEI, seu nome ou outro) é transmitida pela Internet. Conforme esclarece Schmitt, somente os avatares, sua posição e slogans são transmitidos na internet e são visíveis aos visitantes do site. O participante é completamente anônimo.

VEJA COMO É FÁCIL CRIAR SEU AVATAR!

Manifeste-se virtualmente em apenas 3 passos:

1. Acesse o aplicativo manif.app, neste link;

2. Clique no botão “manifestar-se”. Seu avatar, de cor vermelha, aparece no mapa,

3. Arraste o seu boneco no mapa até a nossa manifestação em frente ao Congresso Nacional, em Brasília (DF).

DICAS:

#1: Se desejar segurar um cartaz, escreva seu recado no campo de “slogan” no topo do lado esquerdo da tela.

#2: A vida do seu avatar é de 24 horas. Se desejar prorrogá-la, mude o seu slogan ou posição antes do final das 24 horas de sua criação.

#3: Se deseja acompanhar o número de manifestantes, clique regularmente em “atualizar” no topo da tela.

Junte-se à nossa Marcha Virtual Pela Ciência no dia 7 de maio!