Leia a entrevista do presiente da ABC, Luiz Davidovich, para Roberta Jansen, publicada no Estadão em 6/4:

RIO – O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, afirma que a ciência tem papel muito importante a cumprir em meio à pandemia do novo coronavírus e critica Jair Bolsonaro. Segundo ele, a postura do presidente só não atrapalha mais o combate à doença por causa do posicionamento científico de outros setores do governo.

“A atitude anticiência certamente prejudica os esforços de combate à epidemia”, diz Davidovich, professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em entrevista ao Estado. “Em toda a minha vida, nunca achei que teria de vir a público para dizer que a Terra é redonda.”

Qual a importância da ciência neste momento?

A ciência tem um papel muito importante. Está desvendando como o vírus funciona, como entra no organismo humano, como ataca as células, se alimenta delas e se reproduz. Esse é o primeiro passo para combater o vírus e tentar encontrar remédios para tratar os doentes. Mas não são apenas as ciências da saúde, é um tema interdisciplinar. São matemáticos, engenheiros, físicos, cientistas sociais, todos que estão trabalhando para combater a epidemia. Enfim, o que está sendo demonstrado no mundo todo é a importância de uma boa base científica para enfrentar eventos como esse.

O Ministério da Saúde liberou o uso da cloroquina em pacientes graves embora os estudos sobre a eficácia desse remédio não esteja comprovada. Diante de uma pandemia, esse procedimento é válido?

Preocupa-me o anúncio e até mesmo a propagando de um remédio cuja eficácia não está comprovada, para o qual não há estudos clínicos. A ciência está buscando intensamente os remédios para tratar os doentes, mas a ideia é sempre fazer ensaios clínicos antes de colocar à disposição remédios com efeitos tóxicos que podem até matar o paciente.

Leia a entrevista na íntegra.