A Acadêmica Débora Foguel coordena o projeto “Conhecer para Entender“, iniciativa da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A equipe de produção dos vídeos é liderada pela professora associada do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da UFRJ Lucia Bianconi e conta com a colaboração da graduanda em medicina pela UFRJ Amanda Kelen Soares Melo. Os vídeos são baseados em análises de artigos recentes sobre coronavírus, publicados em revista destacadas, feitas por jovens pesquisadores de excelência de todo o Brasil.

O Comitê de Avaliação é composto pela vice-presidente da ABC Helena B. Nader, os vice-presidentes Regionais da ABC João Batista Calixto (Região Sul) e Mauro Teixeira (Região MG&CO)  e a diretora da SBPC Lucile Winter.

O segundo vídeo da série, baseado em texto de autoria do ex membro afiliado da ABC Marcelo Farina (2015-2019), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta um estudo de pesquisadores chineses sobre duas substâncias testadas para o combate ao covid-19. O lopinavir e o ritonavir não foram bem sucedidos, mas o vídeo mostra o processo do trabalho científico de forma clara e interessante, além de esclarecer a importância dos resultados negativos para o desenvolvimento da ciência.

Assista e divulgue!

REFERÊNCIA:

“Trial of Lopinavir-Ritonavir in Adults Hospitalized with Severe Covid-19. N Engl J Med. 2020 Mar 18. doi: 10.1056/NEJMoa2001282. [Epub ahead of print] PubMed PMID: 32187464; PubMed Central PMCID: PMC7121492. Cao et al.”


Veja também a playlist com os outros vídeos da série sobre coronavírus do projeto Conhecer para Entender.

_______________________________________________________

ABC na pandemia do coronavírus: conhecer para entender!
Compartilhe: http://www.abc.org.br/atuacao/nacional/coronavirus/