Leia artigo do Acadêmico Virgilio Almeida (professor associado ao Berkman Klein Center da Universidade de Harvard, professor emérito da UFMG e ex-secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e do professor da Ebape-FGV Francisco Gaetani (ex-secretário executivo dos Ministérios do Meio Ambiente e Planejamento e expresidente da Escola Nacional de Administração Pública), publicado no Valor Econômico, em 24/3:

“O avanço do coronavírus está sendo acompanhado em tempo real com base em informações oficiais de todos os países afetados. É possível que aqui e ali os dados estejam sendo subestimados ou
insuficientemente notificados, mas no geral o mundo está assistindo a um esforço global de cooperação epidemiológica. Isso está acontecendo mesmo em um momento de refluxo da globalização, crise econômica e ascensão do populismo em alguns dos maiores países do mundo como os EUA, Rússia, Índia e Brasil.

Este cenário, típico das distopias literárias – impossível não pensar no clássico “A Peste” de Albert Camus – e cinematográficos, como “O Sétimo Selo” de Ingmar Bergman, está sendo assimilado pelas várias
nações de forma heterogênea, porém com uma aliada importante: a tecnologia. Famílias mantém-se em contato por aplicativos. Reuniões ocorrem por meio de formatos não presenciais. Opções de lazer digital
domésticas são acionadas e estimuladas. Autoridades cooperam compartilhando seus dados, pesquisas e análises. Políticos divulgam narrativas mais conciliatórias e solidárias – com as exceções de praxe.
Cientistas engajam-se em uma competição positiva por vacinas. Autoridades sanitárias compartilham soluções preventivas e mitigadoras em tempo real.”

Os autores ressaltam que quanto mais nos informarmos e cooperarmos mais suave será o impacto desta onda e que o mundo não será o mesmo quando este surto refluir.

Leia o artigo na íntegra.


ABC na pandemia do coronavírus: conhecer para entender!
Compartilhe:  https://bit.ly/ABCCovid19