Em eventos distintos, um em Belo Horizonte e outro em Brasília, foram lançados em 27/11 duas novas publicações da ABC.

O relatório “A new vision of sustainable management in mining and post-mining landscapes” é o resultado do workshop Brasil-Alemanha realizado em 2018.

Seu lançamento ocorreu dentro do evento “O Quadrilátero Ferrífero e os ODS: Visões de Futuro”, que será realizado no auditório central da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, a partir das 9h (veja o programa).

Na ocasião, foi realizado um painel com a participação da coordenadora do workshop Brasil-Alemanha de 2018, Acadêmica Virginia Ciminelli, e dos jovens cientistas brasileiros Diego Pujoni e Pedro Val, que integraram o comitê que elaborou o documento.

Este é o terceiro documento originado da parceria da ABC com a Academia de Ciências da Alemanha-Leopoldina. Os anteriores foram referentes aos workshops de 2014 e de 2016.

O livro “Biomas e Agricultura” resultou do trabalho desenvolvido pelo grupo de Ciências Agrárias do Projeto de Ciências para o Brasil (PCBR), coordenado pelos Acadêmicos Elíbio Rech e Evaldo Vilela, presidente da Fapemig. Este último, junto com os Profs. Geraldo Magela Callegaro e Geraldo Wilson Fernandes, reuniu o extenso material produzido pelo grupo e organizou a nova publicação.

O lançamento ocorreu dentro do seminário “Alimento e Sociedade”, organizado pelo Fórum do Futuro,  que será realizado no Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, em Brasília (veja o programa).