Cursando engenharia civil e tecnologia agroindustrial ao mesmo tempo na graduação, no meio do caminho Renan Chisté decidiu focar apenas na tecnologia agroindustrial, com ênfase na tecnologia de alimentos. Hoje, o novo membro afiliado da Regional Norte da ABC, para o período de 2019 a 2023, trabalha desenvolvendo técnicas para a extração de moléculas em frutas e outros vegetais.

Natural de Governador Valadares, em Minas Gerais, Renan passou sua infância entre Minas e Espírito Santo, na cidade de Colatina, onde viveu até os 17 anos. Sem muitos recursos financeiros, suas brincadeiras não dependiam da oferta de brinquedos, mas sim do uso da imaginação, ele lembra: “Eu tinha poucos brinquedos, mas muita imaginação para me divertir com meus amigos fazendo brinquedos com materiais diversos”.

Na escola, suas matérias favoritas eram as ciências e a matemática. Quando chegou o vestibular, Renan já tinha noção de que gostaria de trabalhar com a terra, os animais e as plantas, muito influenciado pela proximidade que teve com a natureza desde criança.

Por 2 anos, o cientista cursou tecnologia agroindustrial (tecnologia de alimentos) na Universidade do Estado do Pará (UEPA) e engenharia civil na Universidade Federal do Pará (UFPA). Depois, apenas em tecnologia de alimentos, começou o estágio na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amazônia Oriental, onde conheceu sua orientadora na graduação, a professora Kelly de Oliveira Cohen.

Em seguida, realizou o mestrado em ciência e tecnologia de alimentos na UFPA, orientado pelo professor Lênio José Guerreiro de Faria, e o doutorado em ciência de alimentos na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, sob a orientação da professora Adriana Zerlotti Mercadante. Na Unicamp, Renan concluiu ainda um programa de pós-doutorado e, no mesmo ano, ingressou em outro programa na Universidade do Porto, em Portugal.

Atualmente, o cientista é professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UFPA e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Como pesquisador, tem trabalhado na extração de moléculas com efeito antioxidante e capacidade de colorir alimentos. Segundo Renan, o efeito antioxidante é benéfico tanto para a conservação e extensão do prazo de validade dos alimentos, quanto para a saúde de quem os consome.

Agora, como membro afiliado da ABC, Renan irá aproveitar o título para estimular mais ainda projetos que visem juntar academia, empresa e sociedade, a fim de melhorar o impacto da produção científica e tecnológica brasileira.