O Acadêmico Mauricio Barreto receberá o título de Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em solenidade no dia 4 de outubro, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA. A honraria é concedida aos docentes com contribuições proeminentes para a Universidade, para a sociedade, para o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, dos serviços universitários e das políticas públicas. A cerimônia será conduzida pelo reitor da instituição, professor João Carlos Salles, e pela diretora do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), professora Isabela Cardoso.

Mauricio Lima Barreto é médico, doutor em epidemiologia pela Universidade de Londres e, dentre suas áreas de interesse e atuação, estão: aspectos epidemiológicos das doenças infecciosas, desnutrição e asma, avaliação do impacto populacional de intervenções, aspectos teóricos e metodológicos da epidemiologia.

Seus projetos de pesquisa envolvem agências de fomento nacionais e internacionais e são aplicados tanto no Brasil como em outros países da América Latina. Em 2010, recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Médico, concedida pela Presidência da República, e já ocupou cargos na Organização Mundial da Saúde (OMS) e no Ministério da Saúde.