A Acadêmica Eloisa Biasotto Mano morreu no dia 8 de junho, aos 94 anos. Mano era professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde criou, em 1968, o primeiro Grupo de Pesquisadores em Polímeros no Brasil, que deu origem ao atual Instituto de Macromoléculas (IMA), o qual, em 1994, teve o nome modificado em sua honra para Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano.

Mano graduou-se em química industrial (1947), engenharia química (1955) e realizou seu doutoramento em química orgânica (1960). Recebeu seu treinamento em ciência de polímeros na Universidade de Illinois, Estados Unidos, sob a orientação do Professor Carl S. Marvel, e na Universidade de Birmingham, Inglaterra, com o Professor J.C. Bevington. Adquiriu experiência em tecnologia de polímeros como químico-tecnologista do Instituto Nacional de Tecnologia, no Laboratório de Borracha e Plásticos, Rio de Janeiro. Na UFRJ, foi professora catedrática na Escola Nacional de Química, no Instituto de Química e no IMA, de onde se tornou professora emérita em 1994.

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 1978, recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, área de Química, e o Prêmio Cidade do Rio de Janeiro de Ciência e Tecnologia, ambos em 2000, e a medalha Simão Matias, oferecida pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), em 2001. Em 2003, foi homenageada pela Associação Brasileira de Polímeros com a criação do Prêmio Profa. Eloisa Mano.

Em nota, o IMA/UFRJ declarou luto e homenageou a professora: “Sua incansável luta foi reconhecida pelo seu pioneirismo na Pesquisa em Polímeros no Brasil. A Professora era uma visionária e uma pesquisadora excepcional cujos trabalhos e legados permearão por muitos anos.”