Carlos Gutierres, Wanderley de Souza, Waldemar Neto, Luiz Davidovich, Marcelo Bortolini, Alberto Dantas e André Godoy

 

Na 6ª feira, dia 7 de junho, o presidente da ABC, Luiz Davidovich, recebeu uma visita de cortesia do presidente da Finep, general Waldemar Barroso Magno Neto, acompanhado por representantes da Diretoria.

A conversa girou em torno do  panorama geral da ciência, tecnologia e inovação no país hoje.

Barroso contou que leu o documento da ABC de 2004 intitulado “Subsídios para a Reforma da Educação Superior” quando assumiu a reitoria do Instituto Tecnológico da Aeronáutica  (2014-2017), implementando diversas das sugestões contidas na publicação.

O que é a Finep

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) é uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas, sediada no Rio de Janeiro. A empresa é vinculada ao Ministério da Ciência,Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).

A Finep exerce a função de secretaria-executiva  do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), que tem como objetivo financiar a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico, com vistas a promover o desenvolvimento econômico e social do país, conforme determinado pelo Decreto nº 68.748, de 15 de junho de 1971, e ratificado na Lei nº 11.540, de 12 de novembro de 2007. A Finep responsabiliza-se por todas as atividades de natureza administrativa, orçamentária, financeira e contábil.

Quem é o presidente da Finep

O general Barroso tem graduação em engenharia mecânica e mestrado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), onde atuou como  reitor de 2014 a 2017. Barroso foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e chefe da Seção de Ciência e Tecnologia do Departamento de C&T do Exército. Possui, ainda, formação no Curso de Altos Estudos Militares de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército.