Professor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o Acadêmico Luiz Bevilacqua concederá uma palestra de título “Universidade, USP, etc…”, no dia 29 de novembro, às 16h, no Auditório Abrahão de Moraes, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (Ifusp). O professor tratará das questões do espaço universitário e da necessidade de modernização da educação no ensino superior. Confira o sumário da apresentação:

A velocidade com que avança o conhecimento científico e as tecnologias derivadas não para de crescer. Mais que a era do conhecimento estamos vivendo a era do choque cultural. A Universidade, porem persiste prisioneira nas celas das especializações departamentais. A educação pretende formar profissionais para um mundo que entrou em um estado crítico de instabilidade. Os currículos olham para trás. A universidade se vê em um espelho. Na realidade a universidade entrou em um estado de grave de esquizofrenia. A pesquisa e a pós-graduação seguem a trajetória de redução da entropia do conhecimento, mas a graduação permanece na trajetória de acelerado decaimento para o zero absoluto. A Universidade como a concebemos tradicionalmente está se tornando supérflua na nossa sociedade. Tende a ser provedora de diplomas e não de competências para o novo mundo que nos atropela, etc…

A entrada no evento é franca, aberta ao público geral e sem necessidade de inscrição prévia.

Haverá transmissão online pelo link: http://www.iptv.usp.br/.

Sobre o Acadêmico

Luiz Bevilacqua é coordenador do Núcleo de Cognição e Sistemas Complexos da Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC), professor do LNCC e doutor em mecânica teórica e aplicada pela Stanford University. Já foi coordenador do Projeto de Veículos de Operação Remota (Coppetec-Petrobras), diretor da Coppe e presidente da Agência Espacial Brasileira. É professor emérito da Coppe-UFRJ e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).