O plano inicial era cursar medicina, assim como seu pai. Mas o destino colocou as ciências biológicas no caminho de Thiago Motta Venancio e foi amor à primeira vista.

Professor associado na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) desde 2010, o novo membro afiliado da ABC conta que seus primeiros passos na pesquisa foram dados já no primeiro período da graduação, realizada também na Uenf. “Fiz iniciação científica a partir do 1° período. Nunca houve plano B. Desde então eu só queria fazer pesquisa”, diz Thiago, que se define como um “apaixonado, quase obcecado”, pela atividade científica.

No laboratório, Thiago Venancio começou explorando a área de bioquímica. Lá ele purificava e estudava proteínas. Entre o fim da graduação e o início do mestrado, realizado também na Uenf, ele adquiriu grande curiosidade pelas áreas de genômica e bioinformática. Foi quando elegeu esta linha de pesquisa para o doutorado, na Universidade de São Paulo (USP), e no pós-doutorado, no National Center for Biotechnology Information (NCBI), instituição de ensino e pesquisa dos Estados Unidos. Lá, ele desenvolveu pesquisa em genômica e proteômica de sistemas biomoleculares sob uma perspectiva evolutiva.

Para Venancio, a experiência de estudar fora foi uma excelente oportunidade para que, finalmente, ele conseguisse unir as suas grandes paixões: a biologia e a computação. “Muitas pessoas foram importantes neste período e chega a ser injusto citar nomes. Contudo, não posso deixar de mencionar os professores José Xavier-Filho e Sergio Verjovski-Almeida, ambos membros da ABC, além do professor do NCBI, Aravind”, destaca o Acadêmico.

Membro do corpo editorial de cinco periódicos internacionais e revisor de revistas científicas, Venancio dedica-se atualmente a desenvolver projetos onde são aplicadas metodologias computacionais para explorar grandes conjuntos de dados biológicos. Segundo ele, diversos organismos são estudados, de bactérias patogênicas até plantas. “Essencialmente desenvolvemos pesquisa básica, que alicerça a pesquisa aplicada”, resume Thiago Venancio.

Fascinado pela ciência desde criança, quando era um ávido leitor de obras do astrofísico Carl Sagan e do biólogo Richard Dawkin, grandes divulgadores, Venancio diz que o que o encanta na ciência “é a capacidade de explorar o desconhecido, de descobrir algo novo e, na minha área em particular, de poder fazer tudo isso utilizando computadores para explorar dados previamente publicados de forma mais sistemática e aprofundada”, diz.

Para o jovem afiliado, ser eleito membro de uma instituição centenária como a ABC é uma das maiores honras de sua carreira. “Pretendo me unir aos demais membros da ABC na missão de proteger a ciência brasileira e torná-la um projeto de Estado”, defende Thiago. “Há muito por fazer, especialmente nos anos difíceis que estamos atravessando”, diz ele, que acredita ter também uma missão regional e institucional: a de ampliar a representatividade do Norte Fluminense e da Uenf nos quadros de Acadêmicos da ABC.

Saiba mais sobre o Simpósio e Diplomação dos Novos Membros Afiliados do Rio de Janeiro 2018-2022, conheça os outros jovens Acadêmicos e acesse a galeria de fotos do evento.