A professora da Coppe/UFRJ, Carolina Naveira-Cotta, lançou este mês a quinta edição do livro “Heat Conduction”, um dos principais livros-texto de pós-graduação nessa área. A obra foi escrita conjuntamente com Sadik Kakaç, renomado cientista da área de Transferência de Calor, ex-professor da University of Miami (EUA), e atualmente professor da TOBB, University of Economics and Engineering (Turquia), e Yaman Yener, ex-professor da Northeastern University (EUA), falecido em 2013.

O livro traz desde conceitos fundamentais, como a equação de condução do calor, a funções ortogonais, séries de Fourier, transformada de Laplace e problemas multidimensionais. A atual edição inclui derivação sistemática da solução analítica de problemas de condução em meios heterogêneos, introduzindo uma abordagem mais geral baseada no método de transformação integral. Esta edição introduz também o tratamento de formulações mistas diferenciais-concentradas em condução de calor, e acrescenta novas questões revisadas e soluções de problemas para professores.

Editado pela CRC Press, com 542 páginas, o livro pode ser adquirido no site.

Sobre a professora

Formada em Engenharia Mecânica pela UFRJ (2004) e Doutora em Engenharia Mecânica pela Coppe/UFRJ (2009), Carolina Naveira-Cotta ingressou como docente na Coppe, em 2011, no Programa de Engenharia Mecânica, onde também atua no Programa de Engenharia da Nanotecnologia, desde sua criação em 2013. É membro-afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC), pesquisadora 1D do CNPq e Jovem Cientista do Nosso Estado, FAPERJ, desde 2012. Até o momento orientou 12 dissertações de mestrado e teses de doutorado, e publicou 130 artigos em congressos e periódicos, nacionais e internacionais.

Heat Conduction” é o terceiro livro publicado pela professora Carolina, que também é co-autora de “Problemas Inversos em Transferência de Calor”, SBMAC, 2011, com H.R.B. Orlande, M.J. Colaço, G. Guimarães, e V. L. Borges, e “Analytical Heat and Fluid Flow in Microchannels and Microsystems“, Springer-Verlag, 2016, com R.M. Cotta e D.C. Knupp.