Jailson de Andrade
Jailson de Andrade

O Acadêmico Jailson Bittencourt de Andrade, professor do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi eleito recentemente presidente da Academia de Ciências da Bahia. Além disso, será o representante da Academia Brasileira de Ciências na Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), integrante da estrutura da Secretaria de Governo da Presidência da República. A ABC foi convidada a representar a comunidade científica na Comissão Nacional depois da saída da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O presidente da ABC, Luiz Davidovich, considerou o tema como prioridade para este ano e acompanhará a representação de perto. Os ODS serão tema da Reunião Magna 2019. Um grupo de trabalho também foi criado para acompanhar e coordenar as ações da ABC em relação a Agenda 2030, sendo integrado por Davidovich, Bittencourt e Adalberto Val, que é o suplente de Bittencourt na Comissão Nacional para ODS. Além deles, o grupo reúne o Acadêmico Edson Watanabe e os pesquisadores da Fiocruz Paulo Buss e Paulo Gadelha, sendo que este último, ex-presidente da Fiocruz,  integra atualmente o grupo de dez especialistas internacionais para apoiar a implementação dos novos Objetivos Globais da ONU.

O grupo de trabalho da ABC, que está sendo acompanhado também pelo assessor técnico da ABC Marcos Cortesão, teve sua primeira reunião em 28 de junho.