Prof. EvandoO professor Evando Mirra de Paula e Silva, conhecido por todos como Evando Mirra, membro da ABC, faleceu em Belo Horizonte em 15 de junho, aos 75 anos. Formado em engenharia de materiais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da qual era professor emérito.

Além de professor, pesquisador e detentor da patentes industriais, Evando Mirra teve intenso envolvimento institucional na UFMG e em órgãos de administração da ciência e da tecnologia. Na UFMG, esteve envolvido na criação da Fapemig e do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) e foi vice-reitor entre 1990 e 1994. Fora da universidade, foi diretor do Centro de Tecnologia de Minas Gerais (Cetec), presidente do CNPq, presidente do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Nacional de Engenharia (ANE). Foi eleito membro da Academia Brasileira de Ciências em 2005; fez parte da diretoria entre 2007 e 2014, na gestão do professor Jacob Palis .

Meus contatos pessoais com Evando Mirra decorreram do fato de sermos conterrâneos e tiveram a ver, sobretudo, com trocas de ideias sobre a Escola de Minas de Ouro Preto de que eu tinha escrito uma história. Desse contato e dos depoimentos de vários colegas que com ele conviveram, ressaltam algumas características que gostaria de registrar. Há unanimidade em ressaltar a fineza do trato, o bom humor, a capacidade de conciliar divergências, características que marcaram seu comportamento nos cargos de direção que exerceu. Outra unanimidade é o reconhecimento de sua prodigiosa memória e do amplo leque de seus interesses. Originário de área técnica, interessava-se pela história, pela literatura, pela filosofia. Acrescento como comprovação da amplitude e diversidade de seus interesses e de seu bom gosto sua qualidade de gourmet. Durante algum tempo foi sócio do restaurante Taste Vin, considerado por muitos um dos melhores, se não melhor, de Belo Horizonte.

Evando Mirra deixa um vazio no campo da prática e da administração da ciência entre nós e muita saudade entre os amigos. Para a ABC significa a perda de um membro dedicado e de um batalhador pelo avanço da ciência, da tecnologia e da inovação como condição para nosso avanço econômico e social.