sala-dino.jpg O Museu Nacional/UFRJ, instituição que em 6 de junho vai completar 200 anos, está realizando uma iniciativa de financiamento coletivo. Trata-se de recompor a sala dos dinossauros, uma das mais visitadas da instituição. No ano passado, devido a um ataque de cupins, a base do Maxakalisaurus, carinhosamente apelidado de Dinoprata, ficou comprometida. Por motivos de segurança a sala teve que ser fechada e o dinossauro desmontado.

A ideia desse financiamento coletivo (crowdfunding) é reestruturar a sala em grande estilo. Existem quatro metas diferentes. A primeira – o famoso tudo ou nada – se destina a recuperar pelo menos a base e colocar o Maxakalisaurus “de pé” novamente. Na segunda, a ideia é reformar o sistema de iluminação, seguido da recomposição de uma parte interativa da sala que envolve um simulador onde o visitante poderá “voar” como um pterossauro (réptil alado). Já a última se destina a aquisição e instalação de uma televisão de 65 polegadas para passar filmes aumentando a experiência do visitante. Essas metas, que estão com valores escalonados (30, 50, 75 e 100 mil reais), possibilitam melhorar a sala a medida em que o financiamento avança.

Cada faixa de contribuição é representada por um dinossauro brasileiro que se encontra em exposição no museu e se inicia com R$ 20 (faixa Santanaraptor). Mas o tempo é curto: essa iniciativa termina no dia 4 de junho desse ano. Basta clicar aqui e escolher a faixa que preferir. Para cada contribuição existem recompensas bem bacanas.

Esta é uma possibilidade de todos contribuírem com a mais tradicional e antiga instituição científica do Brasil, que foi casa das famílias reais e imperiais como também sede da primeira assembleia constituinte do nosso país.

Assim, o Museu Nacional/UFRJ solicita a quem puder contribuir e, sobretudo, a divulgar nas suas redes sociais essa iniciativa.