Confira o convite do Acadêmico e coordenador geral da Reunião Magna 2018 José Roberto Boisson de Marca para o evento, que acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de maio, no Museu do Amanhã.

boisson-2.jpg“A humanidade está passando por grandes transformações políticas e sociais. Elas têm ocorrido, em grande parte, devido a avanços científicos que conseguiram grande penetração em todas as camadas da sociedade, como a Internet, a telefonia celular e as plataformas de mídias sociais. Não há dúvida que esses avanços trazem benefícios para a sociedade, mas também apresentam grandes e novos desafios, que tendem a se tornar mais complexos no futuro. A eles se juntam as pressões trazidas pelo crescimento populacional, com demandas sobre mobilidade, segurança, alimentação, água e saneamento, dentre outras. Apenas com o continuado e rápido avanço tecnológico será possível sobrepujar esses desafios, garantindo uma qualidade de vida melhor para a humanidade. Este é o futuro que almejamos e imaginamos.

A Academia Brasileira de Ciências tem entre suas responsabilidades liderar e fomentar a discussão, assim como influenciar governantes, de modo que o Brasil também contribua para esses avanços e que o nosso país também possa oferecer uma melhor qualidade de vida a todos os seus cidadãos.

A Reunião Magna da Academia é o seu principal evento. É uma oportunidade para que pessoas interessadas possam interagir com cientistas de destaque, brasileiros e estrangeiros, sobre temas que influenciarão o nosso futuro. Alguns dos debates são de grande importância para a sociedade brasileira, como o efeito da grande desigualdade social, que é também global, nesse futuro que imaginamos; como organizar os nossos ambientes urbanos para que sejam mais justos, eficientes e sustentáveis; como o Brasil pode aproveitar sua biodiversidade para ser um líder no bionegócio sustentável; e quais são os maiores desafios na área da saúde. Como já realçado, a ciência terá papel fundamental no enfrentamento desses desafios. Na Reunião serão abordados avanços atuais que devem impactar essas melhorias, como a informática e comunicação quântica, materiais que adaptam suas propriedades aos ambientes e a nova e importante ciência de dados. Outros avanços inexoráveis trazem também preocupações sobre os seus efeitos, como a inteligência artificial e a robótica, que serão objeto de palestras de especialistas internacionais nessa reunião.

Finalmente, como é possível financiar essa busca por soluções aqui no país? Como é possível gerar a riqueza que é necessária para o desenvolvimento? Qual deve ser o papel do Estado? Estes são temas de grande importância a serem discutidos e cuja importância é ainda maior quando o nosso governo, em diferentes níveis, faz grandes cortes nas verbas para ciência e tecnologia. Será este o caminho certo?

Aproveitem as palestras e discussões”