xx-2.jpgNo mês de maio é comemorado o Dia Internacional da Luz, uma iniciativa global e coordenada pela UNESCO, com a finalidade de valorizar a importância da luz em diversos setores como a ciência, arte, cultura, comunicação, medicina e, claro, na energia. A data foi instituída em 2015, após as comemorações do Ano Internacional da Luz.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência assim como outras sociedades científicas parceiras são nodos do Dia Internacional da Luz no Brasil, promovendo diversos eventos e atividades de divulgação científica em instituições de ensino, centros de ciência e museus, incentivando a reflexão sobre a luz, elemento presente em todos os âmbitos de nossas vidas.

Seguindo a programação da divulgação científica sobre a luz, a SBPC/RJ abordará, no dia 02/05 às 18h30, o intrigante e incrível mundo da luz. E, para isso, iremos contar com a presença do físico Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciência (ABC) e pesquisador do Instituto de Física/UFRJ. Davidovich irá discutir algumas das propriedades mais intrigantes da luz, como a dualidade onda-corpúsculo, introduzindo o conceito de fóton.

Luiz Davidovich também apresentará o funcionamento de um laser e a rápida evolução desse dispositivo desde sua demonstração inicial na década de 1960 e fará ainda algumas observações sobre novos efeitos que têm sido observados em laboratórios ópticos, envolvendo fortes correlações entre pares de fótons — fenômeno chamado de “emaranhamento” — e experimentos com fótons únicos, com possíveis aplicações em comunicação e computação.

Comentando a importância dos estudos das propriedades da luz, Luiz Davidovich explica que foi por meio deles que se chegou a uma nova teoria da natureza no início do século 20: a teoria dos quanta.

“Inicialmente desenvolvida por jovens curiosos e apaixonados pela nova física que descobriam, mas sem nenhuma ideia sobre possíveis aplicações, a teoria dos quanta deu origem a tecnologias que revolucionaram nosso cotidiano”, afirma. “O laser, demonstrado pela primeira vez em 16 de maio de 1960, permitiu novas descobertas científicas e um grande número de aplicações: leitores de códigos de barras, cirurgias para catarata, produção de microprocessadores, jogos eletrônicos, DVDs, medição de grandes distâncias, análise da atmosfera, corte e solda de metais na indústria”, conclui. Por isso mesmo, o dia 16 de maio foi definido pela UNESCO como Dia Internacional da Luz.

Ciências às Seis e Meia

O projeto Ciência às Seis e Meia é um ciclo de palestras de grandes cientistas para públicos não especializados. Criado nos anos 80 pela Regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), tornou-se programa indispensável para quem gosta de conhecer novas ideias e perspectivas nas mais diversas áreas do conhecimento.

Para o ano de 2018, o Ciência às Seis e Meia é realizado em parceria com o Museu do Amanhã e ocorre na primeira quarta-feira do mês, sempre às seis e meia.

Ciência às Seis e Meia é organizado pela SBPC – RJ e SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em parceria com o Museu do Amanhã e o site de divulgação científica A Ciência Explica.

Inscrições gratuitas
Ciência às Seis e Meia: O Intrigante Mundo da Luz
Data: 02/05
Hora: 18h30
Local: Observatório do Amanhã, Museu do Amanhã – Praça Mauá, RJ.