congresso-icone.jpg Ao que tudo indica, maio será um mês importante para a ciência brasileira.

Está ocorrendo no Congresso Nacional, liderado pelo deputado Celso Pansera, um movimento em prol de uma força-tarefa voltada para a aprovação de projetos prioritários para a área de C&T.

A iniciativa conta com o apoio do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, e tem despertado interesse de líderes de vários partidos, sendo, portanto, um movimento supra-partidário. Maia sugeriu que fossem selecionados seis projetos dentre os que já estão em nível adiantado de discussão dentro da própria Câmara.

Em dezembro de 2017, Pansera esteve na sede da ABC em reunião com o presidente Luiz Davidovich e o presidente da SBPC, Ildeu Moreira, com o objetivo de fazerem uma seleção preliminar. Foi constatado que os projetos já em fase adiantada de discussão na Câmara, que poderiam estar prontos para aprovação ainda no primeiro semestre, eram poucos. A lista foi rediscutida com o deputado Rodrigo Maia, de modo que dela constassem apenas projetos com maior viabilidade de aprovação pelo Congresso e de sobrevivência a vetos da Presidência da República, segundo avaliação do presidente da Câmara.

Conheça os seis projetos resultantes dessa iniciativa, propostos para aprovação por voto de lideranças. Embora com desfecho incerto, a discussão no Congresso seria uma ocasião para enfatizar a importância da ciência e da inovação tecnológica.

Vamos apoiar a Semana da Ciência no Congresso Nacional!