Apesar de a produção científica brasileira ter crescido nos últimos anos, ainda há um longo caminho a ser percorrido pelo País para oferecer uma melhor educação científica aos seus estudantes de primeiro e segundo grau. Um dos grandes desafios do Brasil no século XXI é o de oferecer um sistema educacional que não só atenda toda a população, mas que tenha a capacidade de elevar os indicadores de qualidade do ensino, em especial na formação em ciência dos alunos do Ensino Médio.

Discutir e repensar as ferramentas e técnicas utilizadas pelos professores em sala de aula é uma parte fundamental nessa questão. A fim de contribuir para o alcance de respostas nesse tema o Instituto Internacional de Física da UFRN (IIF-UFRN) realizará entre os dias 9 e 13 de julho o workshop “Desafios para Educação em Física no Ensino Médio”, evento voltado para docentes das escolas de nível médio de todo o país. O encontro contará com a participação de renomados especialistas em física e educação para ciência, tanto do Brasil como do exterior. Entre eles, estará o Acadêmico Moyses Nussenzveig, professor emérito do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IF-UFRJ).

Entre os temas que serão abordados estão: educação à distância, vídeos e interação, educação extracurricular, ensino da matemática e ensino da física de fronteira.

O evento contará ainda com uma oficina sobre experimentação em física, especificamente desenvolvida para professores do ensino médio.

Os interessados podem inscrever-se através do site do www.iip.ufrn.br/events, onde mais informações sobre a lista de palestrantes, taxas e os tópicos de discussão estão disponíveis.

Dúvidas poderão ser solucionadas através do setor de eventos do IIF-UFRN pelo e-mail events@iip.ufrn.br ou pelo telefone (84) 3342-2249.

iif-ufrn.jpg