carlini_edit.jpgA Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) repudiam veementemente a intimação policial para o Acadêmico Elisaldo Luiz de Araújo Carlini depor sobre suposta apologia às drogas. Ele prestou depoimento em São Paulo na quarta-feira (21/02).
Professor emérito da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro titular da ABC, diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), primeiro representante da SBPC no Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), condecorado pela Presidência da República e premiado internacionalmente, aos 88 anos o Dr. Carlini continua sendo o mais respeitado cientista brasileiro com atuação na área de drogas.
Já nos anos 1970 ele produziu pesquisas pioneiras que caracterizaram a ação anti-convulsivante da maconha, que apenas nos últimos anos começou a ser amplamente reconhecida no Brasil. As descobertas do Dr. Carlini permitiram a formulação de remédios eficazes para tratar doenças como epilepsia e esclerose múltipla, hoje utilizados em diversos países.
Acusar o Dr. Carlini de apologia às drogas equivale a criminalizar a inteligência e o conhecimento técnico-científico. Trata-se de uma provocação cruel e vazia contra um cientista que dedicou toda sua vida à fronteira do conhecimento. Nas palavras de Bertolt Brecht, “há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”. O Dr. Elisaldo Carlini é imprescindível e sua carreira é uma apologia à vida.
Veja a repercussão do caso na mídia:
Nocaute: Maior especialista em entorpecentes do Brasil é intimado a depor por apologia ao crime
BBC Brasil: É uma ofensa à ciência, diz psiquiatra especialista em drogas intimado a depor por apologia ao crime
Revista Galileu: Pioneiro em pesquisa sobre maconha no Brasil é acusado de apologia ao crime
O Globo: [Maconha leva cientista de 88 anos a depor à polícia

>https://oglobo.globo.com/sociedade/maconha-leva-cientista-de-88-anos-depor-policia-22428890]
Estadão: Cientista da Unifesp que pesquisa maconha é acusado de apologia ao crime
Valor Econômico: Associações repudiam intimação policial de especialista em drogas
SBT: Especialista no uso medicinal da maconha é intimado pela polícia
Bem Paraná: Especialista em drogas é chamado a depor
Planeta Osasco: Em nota, cientistas repudiam convocação de cientista: Carlini faz “apologia à vida”
Zero Hora: Um dos maiores pesquisadores do país de efeitos medicinais da maconha é intimado a depor por apologia das drogas