17334229.jpgUm grupo de paleontólogos composto por pesquisadores brasileiros e estrangeiros foi o responsável pela descoberta de mais de 200 ovos e esqueletos do pteurossauro, espécie pré-histórica que viveu na superfície terrestre na mesma época dos dinossauros.
As ossadas e ovos foram encontrados em território chinês, no noroeste do país, e pertencem à espécie Hamipterus thianshanensis, do Cretáceo Inferior. Foram achados também embriões dos animais em ótimo estado. O material é considerado pelos especialistas “a maior descoberta já feita em relação à esta espécie”.
O grupo é liderado pelo paleontólogo chinês Xiaolin Wang e conta com a participação de paleontólogos de diferentes países, incluindo o Acadêmico Alexander Kellner, pesquisador do Museu Nacional da UFRJ. É lá, inclusive, que réplicas do material e alguns ossos encontrados estão expostos desde o dia 30 de novembro.
Confira aqui a repercussão da descoberta na mídia:
[Museu Nacional apresenta descoberta inédita: ovos de pterossauros com embriões preservados

>http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/v/museu-nacional-apresenta-descoberta-inedita-ovos-de-pterossauros-com-embrioes-preservados/6325869/]
Paleontólogos encontram berçário de pterossauros na China
Berçário de pterossauros é achado na China
Cientistas acham ovos de pterossauros na China
Os mistérios da paleontologia revelados pelos ovos de pterossauros
Ninho de pterossauros com mais de 200 ovos é descoberto na China
Cientistas do Brasil e da China encontram coleção de ovos de pterossauro