debora-foguel_edit.jpgNos dias 2 e 3 de novembro, em Córdoba, na Argentina, foi realizada reunião do Programa de Educação em Ciências da Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS, na sigla em inglês). A iniciativa tem por objetivo mobilizar pesquisadores, professores e governos no esforço de aperfeiçoar o ensino de ciências nas escolas. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Acadêmica Débora Foguel, que é membro do Comitê Gestor, representou a Academia Brasileira de Ciências (ABC) no encontro.
Na ocasião, foi discutido e avaliado o desenvolvimento do Programa de Educação em Ciências da IANAS, onde cada academia relatou o status de sua atuação na área. Débora Foguel falou sobre as atividades do Grupo de Estudos da ABC sobre Educação Científica e a publicação do livro “Desafios da Educação Técnico-Científica no Brasil”. A obra é dedicada à educação STEM – sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática –, e será lançada em breve.
A Acadêmica foi uma das palestrantes das Conferências Magnas do Congresso Internacional de Ensino de Ciências Naturais, Tecnologia, Engenharia e Matemática, que aconteceu também em Córdoba. Débora Foguel falou sobre “O ensino STEM a partir de uma perspectiva brasileira”. O evento, organizado pela IANAS, foi promovido em conjunto com a Academia Nacional de Ciências Exatas, Físicas e Naturais da Argentina (ANCFN) e a Academia Nacional de Ciências da Argentina (ANC-Argentina). Mais de 500 pessoas participaram do encontro.
“A ABC ocupou um espaço nobre, tendo sido, junto com o México, o único país convidado a proferir uma das conferências magnas para os professores da rede escolar argentina”, destacou Débora Foguel. Segundo a Acadêmica, ficou perceptível o apreço dos membros de IANAS pelo Brasil e pela ABC.
“Eles têm respeito por nossa experiência e maturidade nas políticas científicas e educacionais. O Brasil não pode deixar de participar desses encontros. Pelo contrário, faz-se importante uma atuação que busque direcionar as ações para iniciativas que tenham um real impacto na área”, afirmou Débora.
Confira aqui como foi a palestra da Acadêmica.