Na quarta-feira, 25 de outubro, às 23h30, será reprisada a entrevista que o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) concedeu ao jornalista Roberto D’Avila. O programa foi exibido, originalmente, no dia 30 de agosto na GloboNews.
Na entrevista, o físico Luiz Davidovich afirmou não se lembrar de uma crise do tamanho da que vivemos, desde que começou a trabalhar na área. Ele lamentou ainda a falta de investimentos em ciência. “A crise foi coroada por um corte de 44% do orçamento no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações”, afirmou.
Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Davidovich ressaltou que, exatamente em função da crise global, os demais países têm aumentado o orçamento para pesquisa e inovação. Segundo ele, em meio a crise de 2008, o primeiro ministro da China anunciou que o crescimento ia desacelerar mas, mesmo assim, o governo aumentaria em 26% o apoio à pesquisa básica. “Isso é uma concepção de que o melhor caminho para sair da crise é investir em ciência, tecnologia e inovação”, frisou.
O presidente da ABC destacou ainda as ações políticas da Academia junto aos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Fazenda em defesa do aumento dos recursos para a ciência. Ele disse acreditar em uma falta sensibilidade dos governantes para enxergar a importância da ciência no Brasil. “Não estou vendo projeto de nação para o país nesse sentido”, disse.
Confira aqui uma prévia da entrevista. Assinantes da Globo News podem acessar a entrevista na íntegra pelo site.