iap_berlim_edit.jpg
A Academia Brasileira de Ciências (ABC), representada pelo presidente Luiz Davidovich, esteve presente à reunião do comitê executivo do IAP-Research, antigo InterAcademy Council e um dos braços que formam a Rede Global de Academias de Ciências (IAP – The InterAcademy Partnership). O órgão é responsável por promover estudos de interesse global que visam assessorar agências e governos em políticas públicas para a ciência. O evento aconteceu no último dia 13 de outubro, em Berlim, na Alemanha.
Além do IAP-Research, o IAP conta com mais duas instituições: o IAP-Science, antigo InterAcademy Panel (IAMP) que dialoga com a Organização das Nações Unidas (ONU) e todas as Academias de Ciência produzindo comunicados, e o IAP-Health, antigo InterAcademy Medical Panel (IAP) dedicado a questões relacionadas à medicina. No encontro, o presidente da ABC, Luiz Davidovich, ressaltou a importância de uma maior articulação e sinergia entre as iniciativas implementadas por cada um dos braços da IAP (Research, Science e Health).
“Observei que estava havendo uma superposição entre as atividades do IAP-Science e do IAP-Research, e que as atribuições de cada um desses órgãos precisava ser bem definida”, disse Davidovich. O presidente ressaltou, no entanto, a importância dessas instituições, que congregam e motivam academias de ciência em torno de questões globais. “Entre elas, os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, o desenvolvimento científico da África e o uso da ciência para a redução das desigualdades”, destacou o presidente da ABC.
A reunião foi marcada pela formalização da transferência da sede do secretariado do IAP-Research. O escritório foi transferido da Academia de Ciências da Holanda para a Academia de Ciências dos Estados Unidos. Foi oficializada ainda a eleição de um novo comitê executivo para o órgão, que é formado por representantes de 15 academias, dentre elas a ABC.
A eleição dos novos co-diretores do IAP-Research foi outro ponto acordado no encontro. Ficou decidido que o britânico Richard Catlow substituirá o holandês Robbert Dijkgraaf, e o sul-africano Daya Reddy foi mantido na função para um segundo mandato.
Os participantes também discutiram dois projetos, já em andamento, e que contam com o apoio financeiro da Carnegie Corporation of New York. O primeiro deles, “Improving Scientific Input to Global Policy-Making and the Sustainable Development Goals”, visa engajar membros da IAP e de academias recentemente formadas na elaboração de políticas científicas em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS).
Já o segundo projeto é o “Harnessing Science, Engineering and Medicine to Address Africa’s Challenges”. Por meio dele, busca-se promover o envolvimento de academias previamente estabelecidas (seniores) e novas academias africanas na elaboração de políticas regionais para o continente africano.
O grupo também conversou sobre a possibilidade de ser desenvolvido um terceiro projeto. Este será voltado para a criação de um sistema de financiamento e avaliação de pesquisa para impulsionar projetos em larga escala: o “Evaluating and Funding Research: Powering a Global Enterprise”.