lindau_2__edit.jpgA Academia Brasileira de Ciências (ABC) convida os pesquisadores brasileiros a enviarem recomendações de candidatos ao 68th Lindau Nobel Laureate Meeting, evento que promove o encontro de jovens cientistas de todo o mundo com vencedores do Prêmio Nobel. Esta edição será voltada para as áreas de Medicina, Fisiologia e disciplinas correlatas e será realizada em Lindau, na Alemanha, nos dias 24 a 29 de junho de 2018.
Na qualidade de parceira acadêmica do evento, a ABC foi convidada a indicar até cinco potenciais participantes. A oportunidade é voltada a jovens de diferentes níveis de formação. Há vagas para alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de pós-doutores. As indicações devem ser feitas até o dia 25 de outubro.
Para ser indicado, o candidato que é aluno de graduação deve contar com sólida base em Medicina/Fisiologia, além de ter desenvolvido trabalho prático ou possuir experiência laboratorial. Aos estudantes de mestrado ou doutorado, é preciso demonstrar excelente desempenho acadêmico, ter produzido trabalhos de pesquisa de bom nível e/ou estar em treinamento médico-clínico.
Já para os pós-doutores, é preciso ter, no máximo, cinco anos de conclusão do pós-doc, ter publicado resultados de suas próprias pesquisas em revistas indexadas, preferencialmente como primeiro autor, e ter apresentado trabalho em reuniões científicas internacionais, preferencialmente como conferencista.
Todos os candidatos precisam ser fluentes em inglês e ter a capacidade de participar de forma ativa nas discussões. É preciso também ter menos de 35 anos de idade, não possuir uma posição permanente na carreira de pesquisador e não ter participado de nenhuma edição do Lindau Nobel Laureate Meetings. Outras características desejáveis são: ter interesse em ciência e pesquisa, forte compromisso com seu campo de estudo e com o trabalho interdisciplinar, e pertencer ao top 10% da turma.
É importante que os candidatos tenham também conhecimento da indicação, pois eles devem ter disponibilidade para viajar para a Alemanha no período do evento, caso sejam selecionados. As passagens serão cobertas pela ABC e a estadia ficará por conta da organização do evento e de seus parceiros.
As indicações devem ser feitas por meio do e-mail lindau@abc.org.br. A mensagem deve conter as seguintes informações do candidato: nome, data de nascimento, e-mail, carta de recomendação em inglês – assinada por um pesquisador sênior – e link para o currículo Lattes. As sugestões de potenciais participantes devem ser feitas até o dia 25 de outubro.
Sobre os encontros Lindau
As reuniões Lindau são realizadas desde 1951 e mobilizam, anualmente, um grupo de laureados do Prêmio Nobel e promissores representantes de uma nova geração de cientistas. Esses encontros têm por objetivo promover um intercâmbio de experiências entre pesquisadores de diferentes gerações, países, culturas e disciplinas.
Usualmente, são reunidos em torno de 20 a 40 laureados com o Prêmio Nobel. As reuniões representam uma experiência única e enriquecedora para os jovens pesquisadores que têm o privilégio e a oportunidade de participar do processo. Conheça mais sobre o 68th Lindau Nobel Laureate Meeting no link.