aguas_edit.jpg
De 2 a 15 de setembro, em São Carlos (SP), 101 estudantes, sendo 61 brasileiros e 40 estrangeiros (de 20 países diferentes), participaram de um curso em gestão integrada de recursos hídricos. A atividade, organizada pelo Instituto Internacional de Ecologia (IIE) e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), teve apoio institucional da ABC, do Programa Internacional de Hidrologia (IHP-Unesco), da Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Recursos Minerais, Água e Biodiversidade (INCT-Acqua); entre outras instituições.
O curso teve o objetivo de promover uma preparação avançada na área. Os alunos tiveram uma visão sistêmica, articulada para a gestão com capacidade preditiva e foco na sinergia entre os componentes biogeofísicos, econômicos e sociais. O programa deu ênfase também a impactos, gestão da água na agricultura, águas subterrâneas e controle de eutrofização, dando condições e ferramentas para a solução de problemas atuais da gestão da água a nível mundial.
Na cerimônia de abertura, estiveram presentes Airton Garcia, prefeito de São Carlos; José Galizia Tundisi, do IIE; João Fernando Gomes de Oliveira, Vice-Presidente da ABC; Blanca Elena Jiménez Cisneros, do IHP-Unesco; Walter Libardi, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Virginia Ciminelli, do INCT-Acqua; Katherine Vammen, do Programa de Águas de Ianas e da Universidad Centroamericana (Nicarágua); e Marcos Cortesão, Assessor Técnico da ABC.
Além da intensa agenda de aulas, foram realizadas atividades de campo com visitas às Bacias Hidrográficas do Lobo-Broa e de Barra Bonita. No último dia do curso, os 101 alunos, selecionados entre 214 candidatos, tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas em sessões de pôsteres.
A equipe de docentes da atividade, além de Blanca Elena Jiménez Cisneros, José Galizia Tundisi, Katherine Vammen e Virginia Ciminelli, incluiu Carlos Bicudo (Instituto de Botânica de São Paulo), Donato Seiji Abe (IIE), Ernesto González (Universidad Central de Venezuela), Gabriel Roldán (Academia Colombiana de Exatas, Física e Ciências Naturais), Maciej Zalewski (regional europeia do Centro de Ecohidrologia, ligada à Unesco), Odete Rocha (UFSCar), Ricardo Hirata (USP), Silvio Crestana (Embrapa Instrumentação) e Wilson Tadeu Lopes da Silva (Embrapa Instrumentação).