“Ciência e tecnologias nacionais estão na UTI”. Foi assim que o jornalista Pedro Bial abriu o programa “Conversa com Bial” de segunda-feira, 11 de setembro, dedicado especialmente a falar sobre a grave situação em que se encontra a ciência nacional.
bial_1_edit.jpg
Participaram da entrevista o neurocientista Stevens Rehen, ex-membro afiliado da ABC 2008-2012. A ex-presidente da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) a Acadêmica Helena Nader e o geneticista francês e diretor-presidente do Instituto Serrapilheira Hugo Aguilaniu também falaram sobre a situação do Brasil: “O país está na contramão da história. Sem ciência e tecnologia nós vamos ficar para trás”, ressaltou Helena Nader.
O jornalista especializado em ciência, Herton Escobar, do jornal Estado de S.Paulo, também compôs o grupo de especialistas convidados. “Tudo o que usamos em nosso dia a dia vem da ciência. Da borracha da sola do meu sapato até o meu smartphone. Desde o nosso arroz e feijão mais básico até a soja, nós comemos ciência”, frisou Escobar.
Confira a íntegra do programa aqui.