marinha_edit.pngA Marinha do Brasil realiza no dia 4 de setembro, na Escola de Guerra Naval, que fica no bairro da Urca, Rio de Janeiro, o I Simpósio de Tecnologias Nucleares. O encontro, gratuito e aberto ao público, vai discutir temas ligados à pesquisa, ao desenvolvimento e ao emprego de tecnologias nas diversas atividades nucleares.
A difusão de informações sobre o uso da energia nuclear como geradora de benefícios para a sociedade também será tema de debate. O simpósio está divido nos seguintes painéis: Ciclo do Combustível, Tecnologias Nucleares, Reatores Modulares I e Reatores Modulares II. Membro titular da ABC, Renato Machado Cotta é um dos palestrantes do encontro.
O encontro é organizado pela Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), em conjunto com a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados e a Associação Brasileira para o Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN). O patrono de ciência, tecnologia e inovação desta Diretoria é o vice-almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva, que foi presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) de 1935 a 1937 e, num segundo mandato, de 1949 a 1951. Foi também Catedrático do Departamento de Físico-química da Escola Naval.
Para participar do simpósio, é preciso fazer inscrição prévia, até o dia 29 de agosto. Confira a programação completa aqui. Mais Informações em https://www.marinha.mil.br/dgdntm/simposionuclear.