happyscience_edit.jpgUm novo jeito de falar sobre ciência está dominando os bares e restaurantes de Porto Alegre (RS). É o Happy Science Hour, série de três encontros que traz de cinco a sete pesquisadores convidados para debater ciência. Inspirado no Pint of Science, o evento propõe comunicar ciência de forma descontraída e informativa, fora do ambiente acadêmico. A próxima edição está marcada para o dia 11 de julho e terá como tema “esportes”.
O evento é promovido por alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Segundo os organizadores, o intuito é reunir pessoas diferentes, sejam eles acadêmicos ou entusiastas da ciência, e, assim, de uma forma divertida promover a popularização das pesquisas que estão sendo feitas nas universidades locais.
Diferente do Pint of Science, o Happy Science Hour coloca no palco pesquisadores de diversos níveis de formação, de graduandos a pós-doutores. Com um microfone na mão, os cientistas têm apenas 10 minutos para compartilhar dados e informações de suas pesquisas. “Sempre tendo a perspectiva de demonstrar o problema enfrentado e a solução proposta. Tudo isso num clima de brinde à ciência”, conta Alessandra Bueno, mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e uma das organizadores do evento.
As primeiras reuniões do Happy Science Hour aconteceram nos dias 22 e 23 de junho. A próxima edição está marcada para 11 de julho. Para saber mais sobre o evento, acompanhe as atualizações no www.facebook.com/happysciencehour.