A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) homenageia com o Prêmio de Iniciação Científica a diretora de tecnologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e Acadêmica Eliete Bouskela. Professora titular da instituição, Eliete completa, em 2017, 40 anos de atividades na Uerj. A homenagem será realizada no dia 12 de julho, às 14h, na Capela Ecumênica da universidade.
Desde o seu primeiro ano, Eliete tem trabalhado na formação de pesquisadores, especialmente na identificação de novos talentos. Uma quantidade expressiva de seus ex-alunos de iniciação científica ocupam, hoje, posição de destaque em carreiras acadêmicas, no serviço público e no setor privado. Eliete é também membro da Academia Nacional de Medicina.
Graduada em medicina, com mestrado em biofísica e doutorado em fisiologia, Eliete coordena o Laboratório de Pesquisas Clínicas e Experimentais em Biologia Vascular (BioVasc) e o Centro Multidisciplinar de Pesquisas em Obesidade (Cempo) da Uerj. O Prêmio de Iniciação Científica da Uerj é dedicado a professores que se destacaram pelo envolvimento com o programa de iniciação científica, que há 20 anos recebe um apoio institucional substancial, com 400 bolsas próprias da universidade. A cada Semana de Iniciação Científica são escolhidos os melhores trabalhos apresentados, os quais recebem uma premiação, em cada área de conhecimento.