A ABC foi uma das 12 instituições homenageadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) na tarde de segunda-feira, 19 de junho, em cerimônia pelos 50 anos de fundação da instituição. O evento, que aconteceu no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro, reuniu executivos e funcionários da Finep, além de políticos e representantes do universo da academia e da pesquisa.
O presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o ex-presidente da Academia, o matemático Jacob Palis, receberam também uma homenagem especia: foram presenteados com uma placa de agradecimento às personalidades que têm lutado pelo fortalecimento da ciência brasileira e, por consequência, que colaboraram com a construção da Finep. Davidovich e Palis receberam a homenagem ao lado da presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Acadêmica Helena Nader.
Representando todos os homenageados, Helena falou com bastante emoção da importância de se celebrar os 50 anos de uma instituição que tem impactado tão positivamente a ciência brasileira. “Os apoios da Finep à área de infraestrutura de pesquisa mudou o perfil das instituições de pesquisa do Rio de Janeiro. Um dos grandes exemplos é o Laboratório Nacional de Ressonância Nuclear Magnética (CNRMN), referência nacional e mundial. Esse é o Brasil que queremos nas manchetes dos jornais. Muito obrigada, Finep”.
Diretor científico da Finep, o Acadêmico Wanderley de Souza fez a entrega das placas comemorativas à ABC e aos presidentes da Academia. Em seu discurso, ele ressaltou que ao longo dos seus 50 anos, a Finep vem colaborando com as estruturas física e laboratorial de importantes instituições brasileiras, permitindo que milhares de pesquisadores possam desenvolver suas pesquisas de forma competitiva. “É fundamental fazermos uma homenagem a instituições parceiras, que atuam ao lado da Finep seja por meio do apoio permanente às ações da instituição até a participação na elaboração de projetos e programas ou por meio do uso dos recursos da instituição”, disse.
Além da ABC, as seguintes instituições e/ou empresas foram homenageadas pela Finep: Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Acumuladores Moura, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Embraer S.A., Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), Fiocruz, Porto Digital, SBPC, Tramontina e WEG S.A..
Entre as personalidades, também foram agraciados com a placa comemorativa da instituição os Acadêmicos José Goldemberg, José Israel Vargas e Rogério Cerqueira Leit, assim como João Paulo dos Reis Velloso, Robson Braga de Andrade, João Antônio Zuffo, Sergio Gargioni e Waldimir Pirró e Longo.
Na presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, a Finep lançou iniciativas de apoio à inovação em empresas brasileiras, que totalizam aproximadamente R$ 700 milhões. O presidente da Finep, Marcos Cintra, também anunciou que a financiadora passará a aceitar seguro garantia financeira em operações de crédito.
Juntamente com o presidente dos Correios, Guilherme Campos, foi lançado um selo comemorativo em alusão ao cinquentenário da Finep. Durante a solenidade, foram assinados convênios referentes a três chamadas da Finep: Apoio Institucional, Centros Nacionais Multiusuários e CT-Infra. Foram aprovados 171 projetos, totalizando R$ 410,5 milhões.