Nos dias 28 e 29 de março, a Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas) realizou em Irvine, nos Estados Unidos (EUA), a reunião anual do Grupo de Trabalho (GT) sobre Mulheres para a Ciência. O encontro contou com a participação de 19 países. A ABC esteve no evento, sendo representada pela diretora Marcia Barbosa.

Na reunião, os participantes fizeram um balanço das iniciativas desenvolvidas no último ano pelas Academias e pelo grupo de trabalho e apresentaram ideias de ações. A ABC teve acolhida duas propostas. A primeira delas, a criação de um portal de orientação às jovens que se encontram na fase inicial de suas carreiras.

“A ideia é construir uma plataforma digital onde possam se inscrever tanto as jovens cientistas, como aqueles que desejam ser mentor ou mentora, estes últimos sujeitos à aprovação de um comitê”, explica Marcia Barbosa. Os temas do programa serão proficiência em inglês, apoio na carreira, discussões científicas e contatos para pós-doutorado.

A segunda proposta da ABC que ganhou o apoio do grupo foi a organização de um concurso regional de vídeos, a ser realizado no ano que vem. As Academias da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai ficaram responsáveis por consolidar um plano de ações mais articulado, a ser apresentado para discussão na reunião do grupo de trabalho em 2018.

No encontro ficou definida também a terceira edição do Prêmio Ianas – Anneke Levelt Sengers, que terá a ABC como integrante do comitê responsável por preparar o edital. Conferida a uma promissora jovem cientista latino-americana, proveniente de um dos países com comunidades científicas menos consolidadas na região, a premiação já agraciou uma pesquisadora da Venezuela e outra de Cuba.

Outra iniciativa acertada na reunião foi a realização de um novo censo entre as Academias de Ciências nas Américas. O recenseamento visa a atualização dos dados de um levantamento feito em 2015 e que estão disponíveis em www.ianas.org/books/books_2015/women/survey-of-women.pdf.

A estratégia de disseminação do trabalho da Ianas na temática “Mulheres para a Ciência” também foi discutida no encontro. Além da apresentação de uma página recém desenvolvida no Facebook (https://www.facebook.com/WfSIANAS/), a reunião encomendou à comissão responsável pelo Facebook uma avaliação sobre como tornar mais dinâmica e atrativa a área do grupo de trabalho no site da Ianas.

A reunião foi encerrada com uma sessão onde cinco pesquisadoras que desenvolvem suas carreiras nos EUA falaram sobre seus trabalhos e suas experiências como cientistas. Presente na sessão, Marcia Barbosa conta que elas descreveram com entusiasmo suas pesquisas e os êxitos alcançados, porém também narraram, com um certo sentimento de impotência, situações desagradáveis vividas ao longo de suas carreiras.

“Questões de gênero se colocaram como elementos de agressão e opressão. No entanto, o tom final da reunião foi de otimismo e compromisso com o fortalecimento da causa”, diz Marcia. Para incentivar as Academias de Ciências a dedicar maior atenção ao problema, o grupo de trabalho estabeleceu o compromisso de elaborar uma proposta de declaração, a ser discutida pela Ianas, e divulgada para as Academias e a sociedade.

Instituído a partir de um workshop realizado no México, em 2009, o grupo de trabalho (GT) da Ianas desenvolve atividades visando estimular mulheres a seguirem carreiras nas áreas de Ciência e Tecnologia (C&T). O GT também discute e aponta estratégias para a superação de barreiras que acabam por dificultar, ou mesmo afastar, talentos femininos que atuam na área. Dentre as ações já desenvolvidas, destacam-se dois livros que trazem relatos de mulheres cientistas de sucesso. Por meio de suas histórias de vida, elas demonstram que carreiras nas áreas de C&T podem e devem ser perseguidas também por mulheres. Para conhecer mais sobre o GT da Ianas, acesse: www.ianas.org/index.php/programs/women-for-science