A capital de Pernambuco, Recife, vai sediar o primeiro encontro de Nanofotônica nas Américas. O evento, que há nove anos é realizado na Ásia, acontecerá dos dias 2 a 5 de julho, e contará com Acadêmicos da ABC. Membro titular da academia, o físico e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Anderson Stevens Leonidas Gomes é um dos presidentes da conferência. Já o engenheiro e também professor da UFPE Cid Bartolomeu de Araújo é um dos presidentes de honra do evento.
Outro membro titular da ABC e da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS), o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Marcos Assunção Pimenta é um dos conferencistas convidados do evento. Ele vai falar sobre o uso da espectroscopia Raman em materiais bidimensionais. Ex-membro afiliado da ABC, entre 2009 e 2014, o físico e professor da UFPE Leonardo de Souza Menezes também está na lista de palestrantes.
A Conferência Internacional de Nanofotônica é o único encontro na área em que são discutidos os avanços em ótica e fotônica, em nano e micro escala. No evento, serão abordadas as novas ideias envolvendo a aplicação da nanofotônica na ciência e tecnologia, bem como seus impactos econômicos e sociais. Inscrições e a programação completa da 10ª Conferência Internacional de Nanofônica estão disponíveis em www.icnp2017.org.