Na quarta-feira, 08 de março, a comunidade científica internacional lançou na UNESCO, em Paris, o projeto “Ice Memory” para salvar o registro das mudanças ambientais deixadas nas amostras de neve e gelo nos trópicos e regiões temperadas.

As geleiras de montanha contêm a memória de nosso clima e de nosso meio ambiente, armazenado no gelo. Elas representam os únicos arquivos naturais diretos de alterações na composição da atmosfera, uma contribuição essencial para a ciência ambiental e climática. No entanto, muitas geleiras, principalmente nos trópicos e subtrópicos, estão rapidamente derretendo devido às mudanças climáticas, apagando a memória da história do nosso planeta.

O projeto “Ice Memory” será a primeira biblioteca mundial de testemunhos de gelo (cilíndricos de centenas de metros obtidos pela perfuração das geleiras), preservado este património científico inestimável para as gerações futuras. Para isso, cientistas de vários países, inclusive do Brasil – liderados pelo Acadêmico e glaciologista Jefferson Cardia Simões, coordenador-geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera/UFRGS – irão coletar vários testemunhos de gelo em montanhas e transportá-los para o interior da Antártica (onde a temperatura média anual é menor do que quarenta graus Celsius negativos) e lá serão armazenados para as gerações futuras.

A primeira missão do “Ice Memory” com participação brasileira (e financiamento parcial do INCT da Criosfera) será realizada já neste mês de maio no Nevado Ilimani, montanha de mais de 6.000 metros de altura nas proximidades de La Paz (Bolívia).

O projeto é financiado principalmente pela Foundation University Grenoble Alpes, parceiros italianos e franceses.

O que: Lançamento e workshop Projeto Ice Memory e
Conferência para imprensa

Onde: UNESCO headquarters, Salle 9, 7 place de Fontenoy, 75007 Paris, França

Quando: Lançamento – Quarta, 8 d emaro 2017
Workshop – Quarta (08/03) 14:00 – Sexta (10/03) – (horário de Paris)

Conferência para imprensa (com participação brasileira)
Sexta-feira (10), 12:30 (horário de Paris)

Contatos:
França: Martine Savary / + 33 (0)6 64 25 66 59 /martine@geckotom.com

Brasil: Jefferson C. Simões, jefferson.simoes@ufrgs.br, (55)(51) 99783-5538

Internet:
http://fondation.univ-grenoble-alpes.fr/menu-principal/nos-projets/preservation-des-patrimoines/ice-memory-in-english-/